Repository logo
 
Publication

Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental

dc.contributor.authorSpinillo, Alina
dc.contributor.authorNaschold, Angela
dc.contributor.authorMarín, Leidy
dc.contributor.authorDuarte, Priscylla
dc.date.accessioned2020-07-24T14:12:45Z
dc.date.available2020-07-24T14:12:45Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA compreensão de fábulas por crianças parece não ter sido ainda examinada de maneira aprofundada. Ainda que guarde semelhanças em relação à história (conteúdo fictício, personagens, sequência temporal de eventos, relações de causalidade etc.), este tipo de texto possui uma característica única que a define e a diferencia de outras narrativas: a lição moral que é apresentada ao final do texto. Em vista desta lacuna na área, a presente investigação examina, de forma exploratória, o desenvolvimento da compreensão de fábulas em crianças, colocando em evidência o papel da alfabetização neste processo. A partir de atividades realizadas em sala de aula, foram analisadas as respostas das crianças dadas a perguntas relativas à lição moral de duas fábulas. Os dados indicam haver uma progressão na compreensão acerca da lição moral e que a alfabetização parece ter papel importante nesse desenvolvimento.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSpinillo, A., Naschold, A., Marín, L., Duarte, P. (2020) Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (128-150) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.086pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-11-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12085
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_final_final_alt_07_07_vf.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFábulaspt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subjectEnsino fundamentalpt_PT
dc.titleUm estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamentalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage150pt_PT
oaire.citation.startPage128pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação e Práticas em Leiturapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamentalInvestigação e Práticas em Leitura_e-book.pdf
Size:
276.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format