Publication
Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental
dc.contributor.author | Spinillo, Alina | |
dc.contributor.author | Naschold, Angela | |
dc.contributor.author | Marín, Leidy | |
dc.contributor.author | Duarte, Priscylla | |
dc.date.accessioned | 2020-07-24T14:12:45Z | |
dc.date.available | 2020-07-24T14:12:45Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | A compreensão de fábulas por crianças parece não ter sido ainda examinada de maneira aprofundada. Ainda que guarde semelhanças em relação à história (conteúdo fictício, personagens, sequência temporal de eventos, relações de causalidade etc.), este tipo de texto possui uma característica única que a define e a diferencia de outras narrativas: a lição moral que é apresentada ao final do texto. Em vista desta lacuna na área, a presente investigação examina, de forma exploratória, o desenvolvimento da compreensão de fábulas em crianças, colocando em evidência o papel da alfabetização neste processo. A partir de atividades realizadas em sala de aula, foram analisadas as respostas das crianças dadas a perguntas relativas à lição moral de duas fábulas. Os dados indicam haver uma progressão na compreensão acerca da lição moral e que a alfabetização parece ter papel importante nesse desenvolvimento. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Spinillo, A., Naschold, A., Marín, L., Duarte, P. (2020) Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (128-150) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.086 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-11-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12085 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_final_final_alt_07_07_vf.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Fábulas | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Educação infantil | pt_PT |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_PT |
dc.title | Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 150 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 128 | pt_PT |
oaire.citation.title | Investigação e Práticas em Leitura | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamentalInvestigação e Práticas em Leitura_e-book.pdf
- Size:
- 276.66 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format