Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
276.66 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A compreensão de fábulas por crianças parece não ter sido
ainda examinada de maneira aprofundada. Ainda que guarde
semelhanças em relação à história (conteúdo fictício,
personagens, sequência temporal de eventos, relações de
causalidade etc.), este tipo de texto possui uma característica
única que a define e a diferencia de outras narrativas: a lição
moral que é apresentada ao final do texto. Em vista desta
lacuna na área, a presente investigação examina,
de forma exploratória, o desenvolvimento da
compreensão de fábulas em crianças, colocando em
evidência o papel da alfabetização neste processo. A
partir de atividades realizadas em sala de aula, foram
analisadas as respostas das crianças dadas a perguntas
relativas à lição moral de duas fábulas. Os dados indicam haver uma
progressão na compreensão acerca da lição moral e que
a alfabetização parece ter papel importante nesse desenvolvimento.
Description
Keywords
Fábulas Crianças Educação infantil Ensino fundamental
Pedagogical Context
Citation
Spinillo, A., Naschold, A., Marín, L., Duarte, P. (2020) Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (128-150) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa