Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A compreensão de fábulas por crianças parece não ter sido ainda examinada de maneira aprofundada. Ainda que guarde semelhanças em relação à história (conteúdo fictício, personagens, sequência temporal de eventos, relações de causalidade etc.), este tipo de texto possui uma característica única que a define e a diferencia de outras narrativas: a lição moral que é apresentada ao final do texto. Em vista desta lacuna na área, a presente investigação examina, de forma exploratória, o desenvolvimento da compreensão de fábulas em crianças, colocando em evidência o papel da alfabetização neste processo. A partir de atividades realizadas em sala de aula, foram analisadas as respostas das crianças dadas a perguntas relativas à lição moral de duas fábulas. Os dados indicam haver uma progressão na compreensão acerca da lição moral e que a alfabetização parece ter papel importante nesse desenvolvimento.

Description

Keywords

Fábulas Crianças Educação infantil Ensino fundamental

Pedagogical Context

Citation

Spinillo, A., Naschold, A., Marín, L., Duarte, P. (2020) Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (128-150) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

CC License

Altmetrics