Repository logo
 
Publication

O jogo no desenvolvimento do raciocínio matemático

dc.contributor.advisorRodrigues, Margaridapt_PT
dc.contributor.authorBorges, Soraia Isabel Barrueco Ramos Guedes
dc.date.accessioned2020-01-20T14:53:43Z
dc.date.available2020-01-20T14:53:43Z
dc.date.issued2019-07-18
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste trabalho procura descrever e analisar de forma reflexiva o período de intervenção decorrido nos contextos de 1.º e 2.º CEB. O presente estudo visa a análise da ação pedagógica desenvolvida em contexto de estágio numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde foi realizada uma investigação que incide sobre a influência do jogo no desenvolvimento do raciocínio matemático assim como no desenvolvimento de competências que são transversais a outras Áreas Curriculares. Deste modo, insere-se numa dinâmica formadora, contínua, que apresenta as conclusões obtidas devidamente fundamentadas com vista à reflexão para uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Para ser possível a realização deste estudo, foram selecionados dois jogos de estratégia, a partir dos quais é possível analisar as jogadas, analisar o erro e que implicam a tomada de decisão por parte dos intervenientes. Como tal, foram implementados o Jogo dos Gatos & Cães (jogo de bloqueio) e o Jogo do Semáforo (jogo de padrões), tendo sido realizadas três sessões de cada jogo entre quatro alunos criteriosamente selecionados. Para a avaliação dos resultados, foram analisadas as gravações realizadas durante a implementação dos jogos tendo estas resultado em notas de campo que facilitaram o preenchimento da grelha de evolução de desempenho dos alunos durante os jogos. Para além disso, também foram tidos em consideração os questionários colocados à turma relativamente à perceção que os alunos tinham em relação à Matemática e aos jogos, antes e após a realização dos mesmos; assim como um questionário específico, aplicado apenas aos participantes no estudo sobre os jogos praticados. Os resultados demonstram que os jogos matemáticos melhoraram a predisposição dos alunos para a Matemática, não só dos elementos que intervieram no estudo, como também na restante turma que, apesar de não ter participado diretamente no processo, o observou de perto.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This work seeks to describe and analyze in a reflexive way the period of intervention elapsed in the contexts of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The present study aims to analyze the pedagogical action developed with a class of 2nd grade of the 1st, where an investigation was carried out that focuses on the influence that the game has on development of mathematical reasoning as well as for the development of competencies that are transversal to other curricular areas. Thus, it is part of a continuous forming dynamic that presents the conclusions obtained duly substantiated with a view to the reflection for an improvement in the teaching-learning process. In order to achieve this study goals, two strategy games were selected, from which it is possible to analyze the plays, analyze the error and which imply decisionmaking by the interveners. As such, the game Gatos & Cães (lock game) and the game do Semáforo (game of patterns) were implemented, and three sessions of each game were held between four carefully selected students. For the evaluation of the results, the recordings performed during the implementation of the games were analyzed which resulted in field notes that facilitated the completion of the grid of performance evolution of the students during the games. In addition, the questionnaires submitted to the whole class regarding the perception of students regarding mathematics and games, before and after their realization, were also taken into account; as well as a specific questionnaire, applied only to the participants in the study on the games practiced. The results show that the mathematical games improved the predisposition of students to mathematics, not only of those elements that intervened in the study, but also in the remaining class who, despite not having participated directly in the process, observed it closely.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBorges, S. I. B. (2019). O jogo no desenvolvimento do raciocínio matemático (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/11006pt_PT
dc.identifier.tid202335240
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11006
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectRaciocíniopt_PT
dc.subjectJogos de estratégiapt_PT
dc.subjectPredisposição dos alunospt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectReasoningpt_PT
dc.subjectGames of strategypt_PT
dc.subjectStudents' predispositionpt_PT
dc.titleO jogo no desenvolvimento do raciocínio matemáticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final - SoraiaBarrueco(2017165) - O Jogo no Desenvolvimento do Raciocínio Matemático.pdf
Size:
66.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: