Repository logo
 
Publication

Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas

dc.contributor.authorCarreira, Liliana
dc.contributor.authorBranco, Neusa
dc.date.accessioned2020-06-15T10:10:44Z
dc.date.available2020-06-15T10:10:44Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente estudo foi realizado no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Escola Superior de Educação de Santarém. O estudo, de natureza qualitativa, é uma investigação-ação, visando averiguar o contributo da coavaliação entre pares na resolução de problemas, em dois ciclos de investigação. Esta comunicação centra-se no segundo ciclo de investigação que decorre numa turma de 5.º ano, focando as questões: i) De que modo a coavaliação contribui para os alunos melhorarem a sua capacidade de resolução de problemas?; ii) Que tipo de feedback são capazes de fornecer?; iii) De que modo o feedback na coavaliação que os alunos dão ajuda a melhorar a resolução de problemas? A recolha de dados foi realizada por observação participante, análise documental e entrevista. A mesma decorreu na aula de análise e discussão dos critérios de avaliação, aplicados pela professora num primeiro problema, e nas aulas de resolução de dois problemas em que é feita a coavaliação pelos alunos. A coavaliação permitiu aos alunos identificarem: i) erros nas resoluções dos problemas dos colegas que poderiam ser os seus próprios erros e ii) estratégias de resolução diferentes das suas. Além disso, ajudou-os a organizar os seus conhecimentos e a regular a sua aprendizagem. Os alunos deram feedback positivo para motivar ou chamar a atenção para alguns aspetos que deveriam melhorar. Houve uma melhoria na resolução de problemas, mas para conseguirem ser mais concretos no feedback era importante dar continuidade à experiência.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCarreira, L., Branco, N. (2019) Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (73-85) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-10-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11841
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/livro_atas_4eme_vf_0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCoavaliaçãopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.titleContributos da coavaliação entre pares na resolução de problemaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage85pt_PT
oaire.citation.startPage73pt_PT
oaire.citation.titleAtas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameBranco
person.givenNameNeusa
person.identifier.ciencia-idD411-2049-433B
person.identifier.orcid0000-0003-4695-0098
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication14514838-1413-40a4-9116-850d40dcf3a8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery14514838-1413-40a4-9116-850d40dcf3a8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Contributos da coavaliaçãoentre pares na resolução deproblemaslivro_atas_4eme.pdf
Size:
455.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections