Publication
Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
dc.contributor.author | Carreira, Liliana | |
dc.contributor.author | Branco, Neusa | |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T10:10:44Z | |
dc.date.available | 2020-06-15T10:10:44Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O presente estudo foi realizado no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Escola Superior de Educação de Santarém. O estudo, de natureza qualitativa, é uma investigação-ação, visando averiguar o contributo da coavaliação entre pares na resolução de problemas, em dois ciclos de investigação. Esta comunicação centra-se no segundo ciclo de investigação que decorre numa turma de 5.º ano, focando as questões: i) De que modo a coavaliação contribui para os alunos melhorarem a sua capacidade de resolução de problemas?; ii) Que tipo de feedback são capazes de fornecer?; iii) De que modo o feedback na coavaliação que os alunos dão ajuda a melhorar a resolução de problemas? A recolha de dados foi realizada por observação participante, análise documental e entrevista. A mesma decorreu na aula de análise e discussão dos critérios de avaliação, aplicados pela professora num primeiro problema, e nas aulas de resolução de dois problemas em que é feita a coavaliação pelos alunos. A coavaliação permitiu aos alunos identificarem: i) erros nas resoluções dos problemas dos colegas que poderiam ser os seus próprios erros e ii) estratégias de resolução diferentes das suas. Além disso, ajudou-os a organizar os seus conhecimentos e a regular a sua aprendizagem. Os alunos deram feedback positivo para motivar ou chamar a atenção para alguns aspetos que deveriam melhorar. Houve uma melhoria na resolução de problemas, mas para conseguirem ser mais concretos no feedback era importante dar continuidade à experiência. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Carreira, L., Branco, N. (2019) Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (73-85) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-10-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11841 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/livro_atas_4eme_vf_0.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Coavaliação | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.title | Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 85 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 73 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Branco | |
person.givenName | Neusa | |
person.identifier.ciencia-id | D411-2049-433B | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4695-0098 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 14514838-1413-40a4-9116-850d40dcf3a8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 14514838-1413-40a4-9116-850d40dcf3a8 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Contributos da coavaliaçãoentre pares na resolução deproblemaslivro_atas_4eme.pdf
- Size:
- 455.87 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format