Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Imagem, metáfora, analogia: da instrução à construção no contexto da aula de técnica de dança

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Corpos-imperfeitos-atas_2012_indice.pdf289.4 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Olhado à luz do pensamento de Michel Foucauld (1977), o treino em dança (a formação do corpo e da mente do bailarino, inscrita num determinado paradigma estético, artístico e filosófico) é uma actividade regulatória que exerce controlo sobre o corpo, ao mesmo tempo que lhe impõe padrões definidos relativamente ao que é a acção certa e a acção errada, instituindo, assim, “a constricting link between an increased aptitude and an increased domination” (Foucauld,1977:138). Tendo em linha de conta, por um lado, a necessidade de o bailarino desenvolver competências técnicas sólidas, que outra coisa não são do que o entendimento conceptual e físico da “força coerciva” a que acima nos referimos e, por outro, a necessidade de fomentar nele competências criativas (dentro e fora da dança), defenderemos, aqui, secundando Franklin (1996), que o recurso à metáfora e à imagem mental é um elemento facilitador do processo de aprendizagem e consolidação da linguagem técnica, ao mesmo tempo que poderá servir de suporte aos processos criativos em que o estudante/bailarino se verá envolvido no futuro.

Description

O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor.

Keywords

Competências técnicas Criatividade Aula de técnica de dança Imagem Competências criativas

Citation

Graça, C. (2012). Imagem, metáfora, analogia: Da instrução à construção no contexto da aula de técnica de dança. In A. Macara, A. P. Batalha, K. Mortari (Eds.), Atas da conferência internacional 2012: Corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 70-77). Consultado em novembro 28, 2017, em https://ceapfmh.files.wordpress.com/2012/12/corpos-imperfeitos-livro-de-atas.pdf

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Faculdade de Motricidade Humana - Serviço de Edições

Collections