Repository logo
 
Publication

Música tradicional na iniciação musical: uma proposta de ordem de aprendizagem: projecto de aplicação do método húngaro no ensino especializado da música

dc.contributor.advisorCruz, Cristina Brito da
dc.contributor.authorLopes, Ana Sofia Alves Amorim
dc.date.accessioned2016-02-10T19:01:27Z
dc.date.available2016-02-10T19:01:27Z
dc.date.issued2014-12
dc.description.abstractEste projecto de aplicação do Método Húngaro no Ensino Especializado da Música – “Música tradicional na Iniciação Musical: Uma proposta de ordem de aprendizagem” – foi previsto para funcionamento na turma de 1º ano de Iniciação Musical no Conservatório Regional de Setúbal. O Método Húngaro foi desenvolvido na década de 40 a partir do Conceito de Educação Musical de Kodály e foi já adaptado a muitos países, independentemente das características da sua música tradicional e dos sistemas de leitura utilizados por norma. Este projecto formulou uma proposta de ordem de aprendizagem dos nomes das notas através de repertório tradicional português. Esta ordem de aprendizagem é apenas numa fase inicial igual à sequência utilizada na Hungria, progredindo posteriormente para um contexto tonal. Foram realizados registos em formato vídeo da performance da turma do repertório tradicional recolhido para o 1º ano. Este é um projecto em continuidade, que terá aplicação prática nas próximas turmas de Iniciação Musical.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This project of application of the Hungarian Method to the Specialized Music Education – “Folk music in Early Childhood Music Education: Proposing a learning sequence” – was designed to function in a 1st grade class of Early Childhood Music Education in Conservatório Regional de Setúbal. The Hungarian Method was developed in the 1940s from the Kodály Concept of Music Education and has since been adapted in many countries, regardless of the characteristics of their folk music and the pitch labeling systems used. This project framed a proposal of a learning sequence of relative pitch names through Portuguese folk repertoire. The sequence of tone-sets is equal to the Hungarian one merely at the beginning, moving on to a tonal context. The class' performance of the folk repertoire for the 1st grade was recorded in video format. This project is a work in progress, which will be applied in the next years to the classes of Early Childhood Music Education.pt_PT
dc.identifier.tid201454335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5660
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectConceito de educação musical de Kodálypt_PT
dc.subjectMétodo húngaropt_PT
dc.subjectEnsino especializado da músicapt_PT
dc.subjectIniciação musicalpt_PT
dc.subjectMúsica tradicionalpt_PT
dc.subjectHungarian methodpt_PT
dc.subjectKodály concept of music educationpt_PT
dc.subjectChildhood music educationpt_PT
dc.subjectSpecialized music educationpt_PT
dc.subjectFolk musicpt_PT
dc.titleMúsica tradicional na iniciação musical: uma proposta de ordem de aprendizagem: projecto de aplicação do método húngaro no ensino especializado da músicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleMúsica tradicional na iniciação musical: uma proposta de ordem de aprendizagem: projecto de aplicação do método húngaro no ensino especializado da músicapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Mestrado Sofia Amorim Lopes - versão final.pdf
Size:
2.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: