Publication
Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea
dc.contributor.advisor | Graça, Cristina | |
dc.contributor.author | Barroso, Maria | |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T16:52:11Z | |
dc.date.available | 2023-03-03T16:52:11Z | |
dc.date.issued | 2022-12-09 | |
dc.description | Relatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente texto dá forma a um relatório final de estágio a nível de mestrado em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, desenvolvido no ano letivo 2021/2022, em torno do tema “Os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento” com alunas do 2º ano do Ensino Artístico Especializado, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, no Ginasiano Escola de Dança. A motivação inicial da mestranda ao escolher o tema proposto para a aplicação do projeto de estágio, relacionou-se à crença de que os jogos tradicionais, podem constituir uma mais-valia na construção de um conhecimento onde o corpo, em variadas ações de movimento, potencializa vivências que favorecem aprendizagens significativas em contexto formativo de dança. Todo o processo foi acompanhado pela revisita e o aprofundamento no pensamento de Rudolf Laban, bem como de um conjunto expressivo e diversificado de textos de autores contemporâneos de diversas áreas. O estudo da literatura de referência requerida para construção da trama conceitual necessária à elaboração das chaves de leitura da experiência a ser analisada – nomeadamente os conceitos de jogo e ludicidade, jogos tradicionais e habilidades de movimento – possibilitou uma contextualização teórica que se mostrou necessária e adequada à reflexão proposta no projeto de investigação. A mestranda formulou perguntas que foram tomadas como ponto de partida e de chegada da jornada-projeto-investigação, e que funcionaram como impulsionadoras do pensar sobre uma prática que visa propiciar aprendizagens artísticas significativas e o aprofundamento da compreensão sobre o processo educativo implicado no ensino da dança, processo que assume o corpo-sujeito como fio condutor da aprendizagem. As fotografias captadas ao longo do processo, assim como os registos no diário de bordo das participantes, evidenciaram o envolvimento com a experiência. Concluiu-se que, o ato de jogar-dançar, enriqueceu a performance técnica-artística validando a integração dos jogos tradicionais como um recurso que promove aprendizagens significativas em contexto de aula e a construção de conhecimentos no processo formativo em dança. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Barroso, M. (2022). Jogar como quem dança, dançar como quem joga: Os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203240901 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15758 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Jogar-brincar-dançar | pt_PT |
dc.subject | Jogos tradicionais | pt_PT |
dc.subject | Habilidades de movimento. | |
dc.subject | Play-dance | |
dc.subject | Traditional games | |
dc.subject | Movement skills | |
dc.title | Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea | pt_PT |
dc.title.alternative | Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |