Repository logo
 
Publication

Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea

dc.contributor.advisorGraça, Cristina
dc.contributor.authorBarroso, Maria
dc.date.accessioned2023-03-03T16:52:11Z
dc.date.available2023-03-03T16:52:11Z
dc.date.issued2022-12-09
dc.descriptionRelatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractO presente texto dá forma a um relatório final de estágio a nível de mestrado em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, desenvolvido no ano letivo 2021/2022, em torno do tema “Os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento” com alunas do 2º ano do Ensino Artístico Especializado, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, no Ginasiano Escola de Dança. A motivação inicial da mestranda ao escolher o tema proposto para a aplicação do projeto de estágio, relacionou-se à crença de que os jogos tradicionais, podem constituir uma mais-valia na construção de um conhecimento onde o corpo, em variadas ações de movimento, potencializa vivências que favorecem aprendizagens significativas em contexto formativo de dança. Todo o processo foi acompanhado pela revisita e o aprofundamento no pensamento de Rudolf Laban, bem como de um conjunto expressivo e diversificado de textos de autores contemporâneos de diversas áreas. O estudo da literatura de referência requerida para construção da trama conceitual necessária à elaboração das chaves de leitura da experiência a ser analisada – nomeadamente os conceitos de jogo e ludicidade, jogos tradicionais e habilidades de movimento – possibilitou uma contextualização teórica que se mostrou necessária e adequada à reflexão proposta no projeto de investigação. A mestranda formulou perguntas que foram tomadas como ponto de partida e de chegada da jornada-projeto-investigação, e que funcionaram como impulsionadoras do pensar sobre uma prática que visa propiciar aprendizagens artísticas significativas e o aprofundamento da compreensão sobre o processo educativo implicado no ensino da dança, processo que assume o corpo-sujeito como fio condutor da aprendizagem. As fotografias captadas ao longo do processo, assim como os registos no diário de bordo das participantes, evidenciaram o envolvimento com a experiência. Concluiu-se que, o ato de jogar-dançar, enriqueceu a performance técnica-artística validando a integração dos jogos tradicionais como um recurso que promove aprendizagens significativas em contexto de aula e a construção de conhecimentos no processo formativo em dança.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBarroso, M. (2022). Jogar como quem dança, dançar como quem joga: Os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançapt_PT
dc.identifier.tid203240901
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15758
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectJogar-brincar-dançarpt_PT
dc.subjectJogos tradicionaispt_PT
dc.subjectHabilidades de movimento.
dc.subjectPlay-dance
dc.subjectTraditional games
dc.subjectMovement skills
dc.titleJogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporâneapt_PT
dc.title.alternativeJogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporâneapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Maria Barroso.pdf
Size:
3.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: