Repository logo
 
Publication

Produção de sentido de modo cinematográfico: por favor ler antes de tocar numa câmara

dc.contributor.advisorMendes, João Maria
dc.contributor.authorBarbosa, Paulo Alexandre Rosa Amorim
dc.date.accessioned2014-02-26T11:07:48Z
dc.date.available2014-02-26T11:07:48Z
dc.date.issued2012-09-14
dc.descriptionDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico
dc.description.abstractOs limites inerentes à produção de sentido de modo cinematográfico nos discursos audiovisuais deriva dos conceitos não se deixarem filmar explicitamente Tese É possível produzir sentido conceptual através de modos não-verbais. Fundamentação Identificar e descrever como é que apesar das ideias não se deixarem filmar, existem formas de comunicação não-verbal que podem ser usadas no interior do discurso audiovisual e que permitem a produção de sentido conceptual complexo. Método 1º Identificar os limites da linguagem visual comparativamente à linguagem verbal 2º Apontar soluções no âmbito da linguagem corporal e o uso da roupa. A capacidade da narrativa ser portadora de significados implícitos para lá dos factos expostos recorrendo a Robert McKee e à noção de controlling idea e ao autor Robert Turner e a noção de parábola e projeção. Edição em continuidade e a representação do pensamento, e memórias dos personagens. Montagem e respetiva capacidade para criar metáforas, contrastes, negações e blending de conceitos. A montagem vertical e a capacidade do efeito Kuleshov também se aplicar á relação imagem / som. Relevância? Discursos audiovisuais que baseiam o respectivo significado na palavra não são necessariamente maus, mas são pobres no sentido que não usam as outras formas de produção de sentido próprias da linguagem cinematográfica.por
dc.identifier.tid201010135
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3255
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapor
dc.subjectProdução de sentidopor
dc.subjectMontagempor
dc.subjectMontagem verticalpor
dc.subjectBanda sonorapor
dc.subjectLinguagem não-verbalpor
dc.subjectSentido implícitopor
dc.subjectArticulação entre planospor
dc.titleProdução de sentido de modo cinematográfico: por favor ler antes de tocar numa câmarapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PRODUÇÃO DE SENTIDO DE MODO CINEMATOGRÁFICO tese Mestrado Paulo Barbosa.pdf
Size:
7.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: