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Produção de sentido de modo cinematográfico: por favor ler antes de tocar numa câmara
dc.contributor.advisor | Mendes, João Maria | |
dc.contributor.author | Barbosa, Paulo Alexandre Rosa Amorim | |
dc.date.accessioned | 2014-02-26T11:07:48Z | |
dc.date.available | 2014-02-26T11:07:48Z | |
dc.date.issued | 2012-09-14 | |
dc.description | Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico | |
dc.description.abstract | Os limites inerentes à produção de sentido de modo cinematográfico nos discursos audiovisuais deriva dos conceitos não se deixarem filmar explicitamente Tese É possível produzir sentido conceptual através de modos não-verbais. Fundamentação Identificar e descrever como é que apesar das ideias não se deixarem filmar, existem formas de comunicação não-verbal que podem ser usadas no interior do discurso audiovisual e que permitem a produção de sentido conceptual complexo. Método 1º Identificar os limites da linguagem visual comparativamente à linguagem verbal 2º Apontar soluções no âmbito da linguagem corporal e o uso da roupa. A capacidade da narrativa ser portadora de significados implícitos para lá dos factos expostos recorrendo a Robert McKee e à noção de controlling idea e ao autor Robert Turner e a noção de parábola e projeção. Edição em continuidade e a representação do pensamento, e memórias dos personagens. Montagem e respetiva capacidade para criar metáforas, contrastes, negações e blending de conceitos. A montagem vertical e a capacidade do efeito Kuleshov também se aplicar á relação imagem / som. Relevância? Discursos audiovisuais que baseiam o respectivo significado na palavra não são necessariamente maus, mas são pobres no sentido que não usam as outras formas de produção de sentido próprias da linguagem cinematográfica. | por |
dc.identifier.tid | 201010135 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/3255 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema | por |
dc.subject | Produção de sentido | por |
dc.subject | Montagem | por |
dc.subject | Montagem vertical | por |
dc.subject | Banda sonora | por |
dc.subject | Linguagem não-verbal | por |
dc.subject | Sentido implícito | por |
dc.subject | Articulação entre planos | por |
dc.title | Produção de sentido de modo cinematográfico: por favor ler antes de tocar numa câmara | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Amadora | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
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