Browsing by Issue Date, starting with "2012-09-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Produção de sentido de modo cinematográfico: por favor ler antes de tocar numa câmaraPublication . Barbosa, Paulo Alexandre Rosa Amorim; Mendes, João MariaOs limites inerentes à produção de sentido de modo cinematográfico nos discursos audiovisuais deriva dos conceitos não se deixarem filmar explicitamente Tese É possível produzir sentido conceptual através de modos não-verbais. Fundamentação Identificar e descrever como é que apesar das ideias não se deixarem filmar, existem formas de comunicação não-verbal que podem ser usadas no interior do discurso audiovisual e que permitem a produção de sentido conceptual complexo. Método 1º Identificar os limites da linguagem visual comparativamente à linguagem verbal 2º Apontar soluções no âmbito da linguagem corporal e o uso da roupa. A capacidade da narrativa ser portadora de significados implícitos para lá dos factos expostos recorrendo a Robert McKee e à noção de controlling idea e ao autor Robert Turner e a noção de parábola e projeção. Edição em continuidade e a representação do pensamento, e memórias dos personagens. Montagem e respetiva capacidade para criar metáforas, contrastes, negações e blending de conceitos. A montagem vertical e a capacidade do efeito Kuleshov também se aplicar á relação imagem / som. Relevância? Discursos audiovisuais que baseiam o respectivo significado na palavra não são necessariamente maus, mas são pobres no sentido que não usam as outras formas de produção de sentido próprias da linguagem cinematográfica.
- A função criativa do director de fotografia na fase de pós-produção na era digital: o caso português no biénio 2010/2011Publication . Oliveira, Maria do Rosário Azevedo de; del-Negro, DanielNesta era de revolução tecnológica, é perfeitamente adequado reflectir sobre a função do Director de Fotografia numa perspectiva criativa. Pretendemos apurar de que forma os meios tecnológicos permitem ao DF um desempenho criativo da sua função, em todas as etapas do processo de fabrico fílmico (preparação, rodagem, pós-produção), com especial relevância para a fase de trabalho laboratorial. Por forma a identificar e explicar o novo tipo de conhecimentos que o director de fotografia em Portugal tem actualmente de adquirir e constantemente renovar, iremos abordar o conceito de árvore de decisões (workflow) e estudar várias das suas aplicações práticas. É nosso objectivo compreender de que modo as novas ferramentas digitais e as presentes condições do trabalho no laboratório alteram os procedimentos técnicos. Ao mesmo tempo, pretendemos fazer um apanhado das competências técnicas que actualmente o director de fotografia deve possuir para vencer o desafio do digital. Prosseguir este objectivo pode, eventualmente, modificar a compreensão do trabalho do DF, tal como ainda o conhecemos.
- The world of darkness: the fall of AtlantaPublication . González, Ângelo David de Carvalho; Mendes, João MariaEste texto consiste na desconstrução do processo de criação do argumento de longa metragem, resultante da adaptação de dois romances, baseados num Roleplaying Game, da White Wolf Game Studio, chamado Vampire the Masquerade. É explorado o tema do monstro no cinema, em que o vampiro é o caso principal em estudo. Procura dar uma explicação à metodologia seguida, justificar as opções técnicas de escrita de argumento tomadas e realçar a importância que têm os outros documentos produzidos durante este processo (sinopse, step outline, etc.).
- Resplandy a desconstrução da ilusãoPublication . Almeida, René Alan Carvalho de; Mendes, João Maria; Colbert, MaileO trabalho de projecto consiste na realização, montagem e apresentação de um filme experimental de ficção, baseado numa narração para voz off sobre o nada; e de um texto, que justificará a natureza inovadora, os objectivos e os conteúdos do projecto. Estruturado em três partes, o texto consiste numa concepção teórica da construção da ilusão cinematográfica, através do elemento chave, a ilusão de movimento, e a sua possível desconstrução; no capítulo seguinte, o estudo analítico de uma filmografia comparativa; e por fim, uma análise e reflexão das várias etapas na produção do filme.