Publication
Bebé dá licença? Quantos passos? Pro-curar a ação social das crianças na creche
dc.contributor.author | Luís, Vera | |
dc.date.accessioned | 2020-05-28T09:53:10Z | |
dc.date.available | 2020-05-28T09:53:10Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A ação social do bebé e criança até aos três anos tem vindo a ser alvo de intensa investigação, com especial densidade nas últimas décadas. Sabemos que nos últimos anos houve um avanço no sentido de considerar a criança muito pequena enquanto ator social. Não obstante, ainda muito há por fazer, os progressos efetivados são recentes e muitos deles ainda não efetivados e promovido nos contextos socioeducativos como a creche. A Convenção dos Direitos da Criança e outros documentos internacionais vieram contribuir para uma reflexão e abriram uma nova visão sobre a primeira infância. Cabe também ao educador/a de infância um papel determinante nesta corrida. Segundo Niza (2014), em tempos, os gregos designavam para este termo, corrida a palavra currículo, invulgar porém pertinente, já que se fizer uma analogia, percebemos de imediato o sentido: existirá sempre para cada criança uma corrida. Será ela a protagonista de um currículo único com especificidades identitárias, no entanto, esta corrida terá maior sucesso se feita em equipa, de uma forma co-participada, para que os resultados sejam realmente de qualidade. A realização deste projeto, que assume uma abordagem qualitativa, tentou corresponder às necessidades sentidas por duas educadoras, de uma creche na cidade de Lisboa, concretamente da sala berçário e da sala de 12-24 meses. Mais ainda, surge da necessidade da instituição para que os contextos de creche e jardim de infância fossem mais contíguos, com princípios pedagógicos homogéneos, nomeadamente de acordo com a metodologia MEM. Conseguiram-se alguns progressos sobretudo na inclusão e participação da criança pequena no contexto da creche e construção de uma ação social cúmplice entre a criança pequena com a restante comunidade educativa. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract Social action baby and child up to three years has been the target of intense research, with special density in recent decades . We know that in recent years there has been a move towards considering the very small child as a social actor. Nevertheless, much remains to be done , progress has effected many of them are recent and not yet vested and promoted the socio-educational contexts such as childcare . The Convention on the Rights of the Child and other international documents contributed to a reflection and opened a new insight into early childhood . It is also up to the educator / a childhood a decisive role in this race . According Niza ( 2014 ) , in time , the Greeks designated for this term , the word race resume, unusual but relevant, since it makes an analogy , it is noticeable sense: there will always be a race for each child . Will it be the protagonist of a unique curriculum with personal specificities , however , this race will have greater success if done in a team, a co - participatory way so that the results are really quality . The realization of this project , which takes a qualitative approach , tried to meet the needs felt by two teachers , a nursery in the city of Lisbon, namely the nursery room and the room of 12-24 months . Moreover, arises from the need of the institution to which the contexts of childcare and kindergarten were more contiguous, homogeneous with pedagogical principles , including in accordance with the methodology MEM. There have been some progress especially in the inclusion and participation of the child in the context of childcare center and building a social action complicity between the child with other educational community. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Luís, V. (2018). Bebé dá licença? Quantos passos?: Pro-Curar a ação social das crianças na creche. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 530-562) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.043 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.043 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-05-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11742 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/e-book_final_compressed_0.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ação social dos bebés | pt_PT |
dc.subject | Participação | pt_PT |
dc.subject | Identidade Profissiona | pt_PT |
dc.subject | Educador de Infância | pt_PT |
dc.subject | Babies’ social action | pt_PT |
dc.subject | Participation | pt_PT |
dc.subject | Professional Identity | pt_PT |
dc.subject | Childhood Educators | pt_PT |
dc.title | Bebé dá licença? Quantos passos? Pro-curar a ação social das crianças na creche | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 562 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 530 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Bebé dá licençaEducação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos_e-book.pdf
- Size:
- 245.49 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format