Repository logo
 
Publication

Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencial

dc.contributor.authorSilva, Maria João
dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorSimões, Helena
dc.contributor.authorFerreira, Sílvia
dc.date.accessioned2023-12-07T11:22:02Z
dc.date.available2023-12-07T11:22:02Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEm Educação em Ciências e em Educação Ambiental, as estratégias centradas no/a estudante e no ambiente são fundamentais para o desenvolvimento da literacia científica e de competências para a sustentabilidade. São exemplos das referidas estratégias a Aprendizagem Baseada em Problemas, a Aprendizagem Situada, a Aprendizagem Baseada no Local, as Aprendizagens Autênticas e as Aprendizagens Experienciais e pela Descoberta. Em todas estas estratégias as tecnologias digitais têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante, nomeadamente no que se refere à aquisição de dados, ao tratamento e visualização dos mesmos, bem como à sua partilha social. Neste capítulo, equacionam-se as seguintes questões: que estratégias e atividades em Educação em Ciências e Educação Ambiental podem ser implementadas em ensino remoto de emergência e em ensino híbrido? Poderão as atividades desenvolvidas nesse contexto contribuir para melhorar as atividades presenciais de Educação em Ciências e Educação Ambiental? Para responder a estas questões, apresentam-se diversas atividades, realizadas em tempos de restrições ao ensino presencial devido à pandemia COVID-19, no contexto de formação para a docência e para a educação ambiental, em três Escolas Superiores de Educação. Estão incluídas atividades de ciência cidadã, com trabalho de campo para exploração e valorização do ambiente, visitas virtuais e atividades de educação para o desenvolvimento sustentável, baseadas na estratégia Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL). A apresentação das referidas atividades identifica as estratégias utilizadas, as tarefas realizadas, os recursos mobilizados, incluindo as tecnologias digitais, e os resultados de aprendizagem. Discute-se, ainda, a potencial contribuição da criação e concretização destas atividades em ensino remoto de emergência e em ensino híbrido para o enriquecimento da formação presencial.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, M. J., Cavadas, B., Linhares, E., Simões, E. & Ferreira, S. (2023) Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencial in Silva, M. J., Branco, N., & Pessoa, A. M. Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal. (38-66) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.167pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-20-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16636
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectVisitas virtuaispt_PT
dc.subjectExploração do ambientept_PT
dc.titleAtividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencialpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage66pt_PT
oaire.citation.startPage38pt_PT
oaire.citation.titleDo ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugalpt_PT
person.familyNameSilva
person.familyNameBarreiras Pinto Cavadas
person.familyNameLinhares
person.givenNameMaria João
person.givenNameBento Filipe
person.givenNameElisabete
person.identifierAAN-1665-2020
person.identifier.ciencia-id5D1E-8C69-29D5
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.orcid0000-0003-1017-8315
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.scopus-author-id35146650100
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082
relation.isAuthorOfPublicatione453fea6-9014-4407-be33-dac585697a31
relation.isAuthorOfPublication1786e3fb-c83a-4d51-9fb4-abdfbe7f7551
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye453fea6-9014-4407-be33-dac585697a31

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
38_Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencialE-book_MJS_vfinal_final.pdf
Size:
1.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: