Publication
Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencial
dc.contributor.author | Silva, Maria João | |
dc.contributor.author | Cavadas, Bento | |
dc.contributor.author | Linhares, Elisabete | |
dc.contributor.author | Simões, Helena | |
dc.contributor.author | Ferreira, Sílvia | |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T11:22:02Z | |
dc.date.available | 2023-12-07T11:22:02Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Em Educação em Ciências e em Educação Ambiental, as estratégias centradas no/a estudante e no ambiente são fundamentais para o desenvolvimento da literacia científica e de competências para a sustentabilidade. São exemplos das referidas estratégias a Aprendizagem Baseada em Problemas, a Aprendizagem Situada, a Aprendizagem Baseada no Local, as Aprendizagens Autênticas e as Aprendizagens Experienciais e pela Descoberta. Em todas estas estratégias as tecnologias digitais têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante, nomeadamente no que se refere à aquisição de dados, ao tratamento e visualização dos mesmos, bem como à sua partilha social. Neste capítulo, equacionam-se as seguintes questões: que estratégias e atividades em Educação em Ciências e Educação Ambiental podem ser implementadas em ensino remoto de emergência e em ensino híbrido? Poderão as atividades desenvolvidas nesse contexto contribuir para melhorar as atividades presenciais de Educação em Ciências e Educação Ambiental? Para responder a estas questões, apresentam-se diversas atividades, realizadas em tempos de restrições ao ensino presencial devido à pandemia COVID-19, no contexto de formação para a docência e para a educação ambiental, em três Escolas Superiores de Educação. Estão incluídas atividades de ciência cidadã, com trabalho de campo para exploração e valorização do ambiente, visitas virtuais e atividades de educação para o desenvolvimento sustentável, baseadas na estratégia Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL). A apresentação das referidas atividades identifica as estratégias utilizadas, as tarefas realizadas, os recursos mobilizados, incluindo as tecnologias digitais, e os resultados de aprendizagem. Discute-se, ainda, a potencial contribuição da criação e concretização destas atividades em ensino remoto de emergência e em ensino híbrido para o enriquecimento da formação presencial. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, M. J., Cavadas, B., Linhares, E., Simões, E. & Ferreira, S. (2023) Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencial in Silva, M. J., Branco, N., & Pessoa, A. M. Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal. (38-66) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.167 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-20-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16636 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação em ciências | pt_PT |
dc.subject | Educação ambiental | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_PT |
dc.subject | Visitas virtuais | pt_PT |
dc.subject | Exploração do ambiente | pt_PT |
dc.title | Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencial | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 66 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 38 | pt_PT |
oaire.citation.title | Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal | pt_PT |
person.familyName | Silva | |
person.familyName | Barreiras Pinto Cavadas | |
person.familyName | Linhares | |
person.givenName | Maria João | |
person.givenName | Bento Filipe | |
person.givenName | Elisabete | |
person.identifier | AAN-1665-2020 | |
person.identifier.ciencia-id | 5D1E-8C69-29D5 | |
person.identifier.ciencia-id | 9212-EE0C-7753 | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-3FC8-245B | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1017-8315 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6021-6581 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0532-4843 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35146650100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55698566200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082 | |
relation.isAuthorOfPublication | e453fea6-9014-4407-be33-dac585697a31 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1786e3fb-c83a-4d51-9fb4-abdfbe7f7551 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e453fea6-9014-4407-be33-dac585697a31 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 38_Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencialE-book_MJS_vfinal_final.pdf
- Size:
- 1.6 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: