Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o jogo e o desenvolvimento da consciência linguística

dc.contributor.advisorPereira, Susanapor
dc.contributor.authorAlberto, Sara Nunes
dc.date.accessioned2014-09-03T13:47:32Z
dc.date.available2014-09-03T13:47:32Z
dc.date.issued2014-07
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório reflete o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu nos meses de abril e maio, numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido, desde o período de observação à implementação do projeto de intervenção, organizou-se em quatro fases fundamentais: avaliação de diagnóstico, relativamente às aprendizagens dos alunos; a elaboração do projeto de intervenção, de acordo com a avaliação realizada; a execução do referido projeto; e, por fim, a avaliação do projeto e a reflexão sobre a sua contribuição para processo de ensino e aprendizagem. No decorrer destas fases, foi necessário recorrer a diferentes métodos e instrumentos para recolher os dados relativos ao contexto de intervenção, que permitiram regular a ação educativa ao longo de todo o processo. Foi, assim, possível compreender as fragilidades e potencialidades da turma, tendo sido este o ponto de partida para se definir a problemática e os objetivos da prática educativa. Seguidamente foi elaborado e implementado o Projeto de Intervenção, no qual foi definido o plano de ação e as estratégias a implementar, que visavam alcançar os objetivos delineados. No âmbito do desenvolvimento da competência de leitura, um dos objetivos do projeto de intervenção, considerou-se importante promover o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos, particularmente no domínio da consciência fonológica. Para o fazer, decidiu-se investigar se o jogo seria uma estratégia de ensino adequada à promoção do desenvolvimento da consciência linguística, por proporcionar um contexto de aprendizagem mais motivante e criativo. A análise dos dados recolhidos permitiu considerar que o jogo pode ser uma estratégia de ensino eficiente, que estimula e motiva os alunos para a aprendizagem, tendo sido possível verificar uma evolução da sua parte no que se refere ao desenvolvimento da sua consciência fonológica.por
dc.description.abstractABSTRACT The present report reflects the work developed in the Supervised Teaching Practice, which took place in April and May, in a first year class of primary education. The work carried out since the observation period until the Intervention Project was organised in four phases: diagnostic evaluation, regarding students’ learning; elaboration of the intervention project accordingly to the evaluation made; execution of the referred project; and, finally, the project evaluation and the reflection about its contribution to the teaching-learning process. During these phases, different methods and instruments were necessary to collect the data related to the intervention context, which have permitted to regulate the educative action during all the process. Thus, it was possible to understand the fragilities and potentialities of the class, which was the starting point to define the problematic and the objectives of the educational practice. Then, the Intervention Project was elaborated and implemented, which sets out the action plan and the strategies to implement, that aimed to achieve the objectives outlined. As regards the development of reading competence, one of the objectives of the Intervention Project, it was considered important to promote the development of students’ language awareness, particularly in the field of phonological awareness. To do this, it was decided to investigate if the game would be an appropriate teaching strategy regarding the promotion of the language awareness development, by providing a more motivating and creative learning context. The analysis of the data collected made it possible to consider that games may be an efficient teaching strategy, that stimulates and motivates the students for the learning process, since it was possible to verify their evolution concerning the development of their phonological awareness.en
dc.identifier.tid201391252pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3782
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEstratégias de ensinopor
dc.subjectJogopor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectTeaching strategiesen
dc.subjectGameen
dc.subjectCreativityen
dc.subjectPhonological awarenessen
dc.titlePrática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o jogo e o desenvolvimento da consciência linguísticapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O jogo e o desenvolvimento da consciência linguística.pdf
Size:
7.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: