Repository logo
 
Publication

A Realidade Aumentada como ferramenta pedagógica: o futuro da EV SMART BOOK

dc.contributor.advisorAraújo, Susanapt_PT
dc.contributor.authorSilvestre, Bárbara Alexandra Ferreira
dc.date.accessioned2021-03-18T10:32:31Z
dc.date.available2021-03-18T10:32:31Z
dc.date.issued2020-12-18
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação aborda a tecnologia de Realidade Aumentada no setor educacional. Pretende contribuir para uma melhor perceção das potencialidades desta tecnologia perante aplicações móveis utilizadas como ferramentas pedagógicas. Para esse efeito, optou-se por analisar as características da Realidade Aumentada e a aplicação EV SMART BOOK, do Grupo Porto Editora, com o intuito de entender se esta tecnologia pode proporcionar uma melhoria útil e funcional à EV SMART BOOK. Esta investigação foi desenvolvida segundo uma abordagem metodológica qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas a professores do 3º ciclo e a questionários aos alunos dos professores entrevistados. Este estudo contribui para a motivação da integração dos dispositivos móveis no contexto de sala de aula e na adoção de práticas educativas lúdicas. Os resultados sugerem que, a Realidade Aumentada possui as características que os professores procuram numa aplicação como a EV SMART BOOK.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This dissertation discusses the role/part of Augmented Reality technology in education. It aims to contribute to a better perception of Augmented Reality potential as teaching/educational tools through mobile applications. For this purpose, it was decided to analyze the characteristics of Augmented Reality and the EV SMART BOOK application of Grupo Porto Editora, in order to understand whether this technology can provide a useful and functional improvement to the EV SMART BOOK. This investigation was developed according to a qualitative methodological approach, using semi-structured interviews with teachers of the third cycle and questionnaires to students of the interviewed teachers. This study contributes to motivate the integration of mobile devices in the classroom and the adoption of playful educational practices. The results suggest that Augmented Reality has the characteristics that teachers search for in an application such as EV SMART BOOK.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSilvestre, B.A.F. (2020). A Realidade Aumentada como ferramenta pedagógica: O futuro da EV SMART BOOK. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/13109pt_PT
dc.identifier.tid202580067pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13109
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRealidade Aumentadapt_PT
dc.subjectSmartphonept_PT
dc.subjectAplicações móveispt_PT
dc.subjectEdutainmenten
dc.subjectEV SMART BOOKen
dc.subjectAugmented Realitye
dc.subjectMobile applicationsen
dc.titleA Realidade Aumentada como ferramenta pedagógica: o futuro da EV SMART BOOKpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleA Realidade Aumentada como ferramenta pedagógica: o futuro da EV SMART BOOKpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAudiovisual e Multimédiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
BarbaraSilvestre_trabalho final.pdf
Size:
1.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format