Publication
O desenvolvimento socioemocional de uma criança com NEE numa sala de jardim-de-infância
dc.contributor.advisor | Lino, Dalila | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rosa, João | pt_PT |
dc.contributor.author | Ferreira, Catarina Andreia Jesus | |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T11:08:04Z | |
dc.date.available | 2022-03-14T11:08:04Z | |
dc.date.issued | 2021-07-20 | |
dc.description | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório contém uma análise reflexiva sobre a Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), desenvolvida num Jardim de Infância (JI) público, numa sala com 20 crianças, com idades entre os três e os seis anos. Caracteriza também o contexto socioeducativo, os agentes educativos, as crianças e respetivas famílias e as minhas intenções para a ação pedagógica. Inclui ainda um estudo de caso, de natureza qualitativa, sobre o comportamento socioemocional de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) que teve os seguintes objetivos: (i) compreender como pode ser potenciado o desenvolvimento socioemocional de uma criança com NEE; e (ii) identificar as estratégias utilizadas pela equipa educativa para promover o desenvolvimento socioemocional dessa criança. A recolha de dados baseou-se na observação, notas de campo e entrevistas à equipa de sala. Quanto aos resultados, verificou-se uma progressiva emergência de comportamentos socialmente ajustados por parte da criança e identificaram-se um conjunto de estratégias da equipa educativa que, muito provavelmente, explicaram esse desenvolvimento. Conclui-se que, um trabalho sistemático e afetivamente equilibrado por parte da equipa educativa, potenciou o desenvolvimento socioemocional desta criança. O relatório conclui-se com uma reflexão mais geral sobre o impacto da PPS II e de todo o meu percurso formativo, na construção da minha profissionalidade enquanto Educadora de Infância. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract This report describes a reflective analysis on a practical internship (Prática Profissional Supervisionada II – PPS II) that took place in a state run kindergarten, with 20 preschool children, aged 3 to 6 years. We start by characterizing the educational context and its agents, the children and their families and also explain which pedagogical intentions underlined our practice. A qualitative case study is also included on the socio-emotional development of a child that required a special needs intervention. Two aims were attempted: (i) To understand how the socioemotional development of this child can be enhanced; (ii) To identify which behavioral strategies are used by the educational team in order to promoting this child’s socio-emotional development. Data collection took the forms of naturalistic observations, field notes and interviews to the educational team. A progressive emergence of a more tuned socio-emotional behavior from the child was found. Specific strategies used by the educational team were also identified. These, most probably, explained that progressive amelioration. We concluded that a systematic and affectively balanced intervention performed by the educational team has enhanced this child’s socio-emotional development. A more general reflection on how both this internship and my theoretical training impacted on the construction of my professional identity as a pre-school teacher, concludes this report. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, C. A. J. (2021). O desenvolvimento socioemocional de uma criança com nee numa sala de jardim-de-infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14448 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202935302 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/14448 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento socioemocional | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Gestão comportamental | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar. | pt_PT |
dc.subject | Socio-emotional development | pt_PT |
dc.subject | Special education needs | pt_PT |
dc.subject | Behavioral management strategies | pt_PT |
dc.subject | Preschool education | pt_PT |
dc.title | O desenvolvimento socioemocional de uma criança com NEE numa sala de jardim-de-infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- CATARINA FERREIRA_2019205_PPSII_ RELATORIO DE ESTAGIO.pdf
- Size:
- 948.58 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format