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Marcas e consumidores em rede: uma análise do impacto da pandemia nas publicações do Facebook em Portugal

dc.contributor.advisorDi Fátima, Brancopt_PT
dc.contributor.authorCarvalho, Bruna
dc.date.accessioned2023-02-20T14:42:44Z
dc.date.available2023-02-20T14:42:44Z
dc.date.issued2022-12-05
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractTendo como premissa que na última década as marcas compreenderam a importância das redes sociais para o seu sucesso, a presente dissertação tem como contexto principal as mudanças provocadas pela eclosão da pandemia do coronavírus em 2020. Desta maneira, a investigação tem como questão de partida o modo como o Covid-19 refletiu na mudança de características das postagens das marcas e como isso afetou no engagement. Para atingir o objetivo desta pesquisa, foram selecionadas três marcas do retalho alimentar português: Continente, Pingo Doce e Minipreço. A partir disso foi selecionado o Facebook como rede social de análise para investigar três períodos específicos: pré-pandemia, pandemia e pós-pandemia. Para a coleta de dados foi utilizada a ferramenta CrowdTangle, da Meta, que resultou em uma ampla gama de informações das 629 publicações e 1.496.645 interações coletadas. Com base nisso, realizou-se a análise empregando as variáveis Vividness, Interatividade, Conteúdo, Timing e Engagement. Os principais resultados foram o aumento das publicações durante a pandemia, além do crescimento da média de engagement no mesmo período. Ademais, conteúdos baseados no relacionamento e com alta interação também tiveram destaque nos níveis de engagement dos consumidores.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Having as premise that in the last decade brands understood the importance of social networks for their success, this dissertation has as main context the changes caused by the advent of the coronavirus pandemic in 2020. Thus, the research has as a starting question how Covid-19 reflected in the change of characteristics of brand posts and how this affected engagement? To achieve the goal of this research, three Portuguese food retail brands were selected: Continente, Pingo Doce and Minipreço. From that, Facebook was selected as the social media of analysis to investigate three specific periods: pre-pandemic, pandemic and post-pandemic. For data collection, Meta's CrowdTangle tool was used, which resulted in a wide range of information from the 629 posts and 1,496,645 interactions collected. Based on this, analysis was performed employing the variables Vividness, Interactivity, Content, Timing and Engagement. The main results were the increase in publications during the pandemic, and the growth in average engagement over the same period. Moreover, relationship based content with high interaction also stood out in the engagement levels of consumers.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCarvalho, B. (2022). Marcas e consumidores em rede: Uma análise do impacto da pandemia nas publicações do Facebook em Portugal [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15661pt_PT
dc.identifier.tid203229126pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15661
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCrowdTangleen
dc.subjectFacebooken
dc.subjectMarcaspt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.subjectEngagementen
dc.subjectBrandsen
dc.titleMarcas e consumidores em rede: uma análise do impacto da pandemia nas publicações do Facebook em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleMarcas e consumidores em rede: uma análise do impacto da pandemia nas publicações do Facebook em Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
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