Publication
Conceções dos professores portugueses sobre multilinguismo e práticas educativas em salas de aula multilingues
dc.contributor.author | Martins, Margarida Alves | |
dc.contributor.author | Sousa, Otília | |
dc.contributor.author | Castro, São Luís | |
dc.contributor.author | Dockrell, Julie | |
dc.contributor.author | Papadopoulos, Timothy C. | |
dc.contributor.author | Mifsud, Charles L. | |
dc.date.accessioned | 2020-06-16T13:46:57Z | |
dc.date.available | 2020-06-16T13:46:57Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A Europa é uma realidade linguística diversa e heterogénea que enfrenta o desafio de educar uma população cada vez mais multicultural e multilingue. Os professores de língua(s) são atores nesta realidade, promovendo o multilinguismo e integrando a diversidade. Portugal não foge ao paradigma do multilinguismo e as escolas e professores portugueses vão-se adaptando a uma realidade que, não sendo nova, tem novos contornos. Neste artigo, analisam-se as conceções de professores portugueses sobre multilinguismo e as práticas educativas desenvolvidas em salas de aula multilingues por eles referidas. Os participantes foram 505 professores de todos os ciclos de ensino a lecionar em salas de aula multilingues. O instrumento utilizado foi um questionário criado pelo Grupo Multilingue da Rede Europeia de Literacia traduzido e adaptado para Portugal que foi respondido online. Os resultados mostram uma baixa concentração de imigrantes por turma, o lugar de destaque do inglês como segunda língua, professores com uma atitude de abertura face à diversidade linguística, multilingues e esclarecidos acerca do multilinguismo, valorizando a língua e cultura dos estudantes. Acreditam que o conhecimento de línguas se constitui como uma mais-valia no desenvolvimento académico e cognitivo dos estudantes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.14417/ap.1622 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646-6020 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11855 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | ELN, Ação COST IS1401 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1622 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Multilinguismo | pt_PT |
dc.subject | Conceções dos professores | pt_PT |
dc.subject | Práticas educativas, L1, L2. | pt_PT |
dc.subject | ELN, Ação COST IS1401 | pt_PT |
dc.title | Conceções dos professores portugueses sobre multilinguismo e práticas educativas em salas de aula multilingues | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 506 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 4 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 493 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 37 | pt_PT |
person.familyName | Sousa | |
person.familyName | Castro | |
person.familyName | Dockrell | |
person.familyName | PAPADOPOULOS | |
person.familyName | Mifsud | |
person.givenName | Otília | |
person.givenName | São Luís | |
person.givenName | Julie | |
person.givenName | TIMOTHY C. | |
person.givenName | Charles L. | |
person.identifier | 166397 | |
person.identifier | 165962 | |
person.identifier.ciencia-id | E91B-9F4A-47CF | |
person.identifier.ciencia-id | AB1B-C69F-F99A | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7755-2418 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1487-3596 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3595-6064 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5541-568X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4922-5780 | |
person.identifier.rid | E-5518-2017 | |
person.identifier.rid | A-3613-2008 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7101787229 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7004429681 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55962118500 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8 | |
relation.isAuthorOfPublication | fe09331a-9c52-4636-9883-89ad4445920e | |
relation.isAuthorOfPublication | 9038bc36-7898-44e5-9b4c-3a653307ec84 | |
relation.isAuthorOfPublication | 03012272-fe76-4318-90d0-9dd01f802c23 | |
relation.isAuthorOfPublication | a0d9482f-58bd-4d79-b537-186eac4a3ab3 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03012272-fe76-4318-90d0-9dd01f802c23 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 1622-5761-1-PB.pdf
- Size:
- 87.52 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format