Repository logo
 
Publication

Conceções dos professores portugueses sobre multilinguismo e práticas educativas em salas de aula multilingues

dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.contributor.authorCastro, São Luís
dc.contributor.authorDockrell, Julie
dc.contributor.authorPapadopoulos, Timothy C.
dc.contributor.authorMifsud, Charles L.
dc.date.accessioned2020-06-16T13:46:57Z
dc.date.available2020-06-16T13:46:57Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA Europa é uma realidade linguística diversa e heterogénea que enfrenta o desafio de educar uma população cada vez mais multicultural e multilingue. Os professores de língua(s) são atores nesta realidade, promovendo o multilinguismo e integrando a diversidade. Portugal não foge ao paradigma do multilinguismo e as escolas e professores portugueses vão-se adaptando a uma realidade que, não sendo nova, tem novos contornos. Neste artigo, analisam-se as conceções de professores portugueses sobre multilinguismo e as práticas educativas desenvolvidas em salas de aula multilingues por eles referidas. Os participantes foram 505 professores de todos os ciclos de ensino a lecionar em salas de aula multilingues. O instrumento utilizado foi um questionário criado pelo Grupo Multilingue da Rede Europeia de Literacia traduzido e adaptado para Portugal que foi respondido online. Os resultados mostram uma baixa concentração de imigrantes por turma, o lugar de destaque do inglês como segunda língua, professores com uma atitude de abertura face à diversidade linguística, multilingues e esclarecidos acerca do multilinguismo, valorizando a língua e cultura dos estudantes. Acreditam que o conhecimento de línguas se constitui como uma mais-valia no desenvolvimento académico e cognitivo dos estudantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1622pt_PT
dc.identifier.issn1646-6020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11855
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationELN, Ação COST IS1401pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1622pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMultilinguismopt_PT
dc.subjectConceções dos professorespt_PT
dc.subjectPráticas educativas, L1, L2.pt_PT
dc.subjectELN, Ação COST IS1401pt_PT
dc.titleConceções dos professores portugueses sobre multilinguismo e práticas educativas em salas de aula multilinguespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage506pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage493pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume37pt_PT
person.familyNameSousa
person.familyNameCastro
person.familyNameDockrell
person.familyNamePAPADOPOULOS
person.familyNameMifsud
person.givenNameOtília
person.givenNameSão Luís
person.givenNameJulie
person.givenNameTIMOTHY C.
person.givenNameCharles L.
person.identifier166397
person.identifier165962
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.ciencia-idAB1B-C69F-F99A
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
person.identifier.orcid0000-0002-1487-3596
person.identifier.orcid0000-0003-3595-6064
person.identifier.orcid0000-0002-5541-568X
person.identifier.orcid0000-0003-4922-5780
person.identifier.ridE-5518-2017
person.identifier.ridA-3613-2008
person.identifier.scopus-author-id7101787229
person.identifier.scopus-author-id7004429681
person.identifier.scopus-author-id55962118500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8
relation.isAuthorOfPublicationfe09331a-9c52-4636-9883-89ad4445920e
relation.isAuthorOfPublication9038bc36-7898-44e5-9b4c-3a653307ec84
relation.isAuthorOfPublication03012272-fe76-4318-90d0-9dd01f802c23
relation.isAuthorOfPublicationa0d9482f-58bd-4d79-b537-186eac4a3ab3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03012272-fe76-4318-90d0-9dd01f802c23

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1622-5761-1-PB.pdf
Size:
87.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections