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Advisor(s)
Abstract(s)
A Europa é uma realidade linguística diversa e heterogénea que enfrenta o desafio de educar uma
população cada vez mais multicultural e multilingue. Os professores de língua(s) são atores nesta
realidade, promovendo o multilinguismo e integrando a diversidade. Portugal não foge ao paradigma
do multilinguismo e as escolas e professores portugueses vão-se adaptando a uma realidade que, não
sendo nova, tem novos contornos. Neste artigo, analisam-se as conceções de professores portugueses
sobre multilinguismo e as práticas educativas desenvolvidas em salas de aula multilingues por eles
referidas. Os participantes foram 505 professores de todos os ciclos de ensino a lecionar em salas de
aula multilingues. O instrumento utilizado foi um questionário criado pelo Grupo Multilingue da Rede
Europeia de Literacia traduzido e adaptado para Portugal que foi respondido online. Os resultados
mostram uma baixa concentração de imigrantes por turma, o lugar de destaque do inglês como segunda
língua, professores com uma atitude de abertura face à diversidade linguística, multilingues e
esclarecidos acerca do multilinguismo, valorizando a língua e cultura dos estudantes. Acreditam que
o conhecimento de línguas se constitui como uma mais-valia no desenvolvimento académico e
cognitivo dos estudantes.
Description
Keywords
Multilinguismo Conceções dos professores Práticas educativas, L1, L2. ELN, Ação COST IS1401