Repository logo
 
Publication

Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para a geografia escolar

dc.contributor.authorVieira, Emanuella
dc.contributor.authorEsteves, Maria Helena
dc.date.accessioned2020-06-22T08:33:41Z
dc.date.available2020-06-22T08:33:41Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxeram aos professores novas possibilidades de exploração das temáticas escolares facilitando a construção de experiências de ensino/aprendizagem mais interessantes e motivadores e, principalmente, mais próximas dos interesses dos alunos. A investigação que se apresenta tem como objetivo compreender como a utilização das TIC em sala de aula é uma ferramenta importante no que diz respeito à promoção de uma aprendizagem mais significativa. No caso específico da Geografia Escolar (disciplina escolar em que decorreu a experiência de investigação-ação) é muito importante compreender como a utilização das TIC promove melhorias nos processos de aprendizagem dos conteúdos escolares, dá um contributo importante na formação de cidadãos geograficamente competentes e promove a formação cidadã. A investigação apresentada desenvolveu-se numa escola de Fortaleza (Brasil) no âmbito das aprendizagens realizadas na Geografia Escolar.pt_PT
dc.description.abstractLas Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) han traído a los maestros nuevas posibilidades de enfoque de las temáticas de la escuela. También facilitan la construcción de experiencias de enseñanza y de aprendizajes más interesantes y motivadores, y en particular, más cerca de los intereses de los estudiantes. La investigación que aquí se presenta tiene como objetivo comprender cómo el uso de las TIC en el aula es una herramienta importante en la promoción de un aprendizaje más significativo. En el caso específico de la enseñanza de la geografía (asignatura en la que la experiencia de investigación-acción se desarrolla) es muy importante entender cómo el uso de las TIC promueve mejoras en el aprendizaje de las temáticas geográficas pero también hace una importante contribución en la formación de ciudadanos geográficamente habilidosos y promueve la educación para la ciudadanía. La investigación presentada se desarrolló en una escuela en Fortaleza (Brasil) en el contexto de estudios llevados a cabo en la enseñanza de Geografía.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVieira, V., Esteves, M. (2017) Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para a geografia escolar in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (157-162) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-9-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11932
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2017/siie-cied_2017_atas-compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGeografiapt_PT
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_PT
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectEducación para la ciudadaníapt_PT
dc.titleTecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para a geografia escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage162pt_PT
oaire.citation.startPage157pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacionalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tecnologias de informação ecomunicaçãosiie-cied_2017_atas.pdf
Size:
219.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections