Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Alternativas ao xileno como agente desparafinante: solução de limão 95%, solução de detergente 1,5% e da solução de detergente e limão

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Alternativas ao xileno como agente desparafinante.pdf767.31 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O xilol, também denominado xileno, é utilizado nos laboratórios de anatomia patológica durante o processamento, na diafanização, e na etapa da coloração de hematoxilina eosina, como agente desparafinante É um composto orgânico volátil que a curto prazo pode provocar irritação da pele, olhos, nariz, garganta, dificuldade em respirar, entre outros Além dos efeitos apresentados, uma exposição a curto e a longo prazo a altas concentrações de xileno podem ter vários efeitos no sistema nervoso, como dores de cabeça, tonturas, confusão, entre outros efeitos É por isso, de extrema importância reduzir a sua utilização ou substituir por outros solventes que tenham funções semelhantes. Objetivo do estudo: Com o objetivo de reduzir a sua exposição, testou se a eficácia de soluções alternativas na etapa da desparafinação da coloração por hematoxilina eosina.

Descrição

Palavras-chave

Técnica histológica Anatomia patológica Xileno Desparafinação Limão

Contexto Educativo

Citação

Trittoni A, Mendes A, Malhão B, Pires C, Luchian C, Ladeira C, et al. Alternativas ao xileno como agente desparafinante: solução de limão 95%, solução de detergente 1,5% e da solução de detergente e limão. In: III Congresso Nacional de Ciências Biomédicas Laboratoriais, ESTeSL, 25 a 27 de outubro de 2019.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora