Repository logo
 
Publication

O papel das relações públicas no reforço da ligação emocional às empresas: o caso da Sumol

dc.contributor.advisorAntunes, Ana Cristina Coelhopt_PT
dc.contributor.authorMestre, Inês
dc.date.accessioned2023-02-13T16:43:18Z
dc.date.available2023-02-13T16:43:18Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractCada marca possui um património tangível e intangível que demarca o seu valor no mercado. Hoje, o lado tangível das marcas é cada vez mais passível de ser copiado pela concorrência, deixando por isso de ser o seu principal foco, que vive agora voltado para as características intangíveis das marcas (identidade, personalidade e valores), que conduzem ao estabelecimento de relações com os públicos, que esperam, mais do que uma simples venda de um produto ou serviço, uma experiência. As Relações Públicas (RP) têm aqui um papel fundamental, na medida em que através de uma comunicação e função estratégicas estabelecem relações mutuamente benéficas entre as organizações e os públicos, que acabam por determinar o sucesso e prosperidade das marcas. Estes profissionais acabam assim por assumir um papel complementar com o Marketing. A presente investigação procura com isto compreender o papel do profissional de RP no reforço da ligação emocional dos públicos às marcas, tomando como estudo de caso a marca SUMOL. A partir de uma revisão de literatura, da aplicação de entrevistas semiestruturadas em profundidade ao profissional de Relações Públicas da SUMOL e ao Senior Brand Manager da marca e com recurso a um inquérito por questionário a uma amostra do público-alvo da marca SUMOL, procurou-se examinar a importância das RP para o reforço deste sentimento e a relação existente entre a ligação emocional e a reputação das marcas, nomeadamente da marca SUMOL. A investigação constitui assim uma base para investigações futuras nesta área e no campo das Relações Públicas, apurando-se que de facto existe uma ligação entre o brand attachment e a reputação das marcas e que os RP são fundamentais para o estabelecimento de uma relação benéfica entre públicos e marcas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Each brand has a tangible and intangible heritage that marks its value in the market, but today the tangible side of brands is increasingly likely to be copied by the competition, which is why it is no longer their focus. Today, the intangible characteristics of brands (identity, personality, and values) are much more important, and lead to the establishment of relationships with publics, who expect more from brands than a simple sale of a product or service. Experiences are the new focus. Public Relations (PR) play a key role in there, as through strategic communication and functions, they establish mutually beneficial relationships between organizations and audiences, which ultimately determine the success and prosperity of brands. These professionals end up taking on a complementary role with Marketing itself. The present investigation seeks to understand the role of the Public Relations professional in reinforcing the emotional connection between audiences and brands, focusing on SUMOL as a case study. From a literature review, the application of in-depth semi-structured interviews to the SUMOL Public Relations professional and the brand's Senior Brand Manager and using a survey to a sample of the SUMOL brand's target audience, it sought to understand the importance of PR for reinforcing this feeling and the relationship that exists between emotional connection and brand reputation. This investigation constitutes a basis for future investigations in this area and in the field of Public Relations. It also concludes that there is a connection between brand attachment and brand reputation and PR professionals play a key role in establishing beneficial relationships between audiences and brands.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMestre, I. (2022). O papel das Relações Públicas no reforço da ligação emocional às empresas: o caso da Sumol. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15561pt_PT
dc.identifier.tid203188675pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15561
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectMarcaspt_PT
dc.subjectBrand attachmentpt_PT
dc.subjectReputaçãopt_PT
dc.subjectSumolpt_PT
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectBrandsen
dc.subjectReputationen
dc.titleO papel das relações públicas no reforço da ligação emocional às empresas: o caso da Sumolpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleO papel das Relações Públicas no reforço da ligação emocional às empresas: o caso da Sumolpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado Inês Mestre_O Papel das RP no reforço da ligação emocional às empresas o caso da Sumol.pdf
Size:
1.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: