Publication
A figuração do rosto em cinema: análise de «Trás-os-Montes» e «Uma Vida Humilde»
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Vítor | |
dc.contributor.author | Gomes, André Filipe da Graça | |
dc.date.accessioned | 2016-03-03T11:20:54Z | |
dc.date.available | 2016-03-03T11:20:54Z | |
dc.date.issued | 2015-07-03 | |
dc.description | Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico - especialização em Dramaturgia e Realização | pt_PT |
dc.description.abstract | A presente dissertação consiste em estudar globalmente um antigo e incessante paradigma da figuração ocidental, atualmente em crise: o rosto. A investigação parte de um confundo histórico, e tem por objetivo primeiro colocar no centro a reflexão e a edificação do rosto como problema privilegiado da realização cinematográfica, considerando-o como uma construção visual significante. A pesquisa divide-se em três partes: - No sentido de compreender um valor global atribuído ao rosto, partimos de um estudo da sua área de saber ancestral privilegiado: a fisiognomia. - A seguir, desenvolvemos e aprofundamos os vários paradigmas da figuração cinematográfica, na tentativa de encontrar o problema da crise da representação do rosto, tendo como ponto de partida a sua distintiva ferramenta: o grande-plano. - Por último, a partir das descobertas agenciadas, procedemos à analise de dois filmes: «Trás-os-Montes» (1976) de António Reis/Margarida Cordeiro e «Uma Vida Humilde» (1997) de Alexander Sokurov, para fazer corresponder possíveis diferenças e/ou convergências nos modos de figuração do rosto humano, e ampliando assim o seu debate. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - The presente work consist in a global study of an ancient and unceasing paradigm of the western figuration, currently in crisis: the face. The investigation starts from an historical context, and aims first a reflexion and an edification of the face as a privileged problem of accomplishment cinematic, considering it as a significant visual construction. The research is divided into three parts: - In order to understand a global value assigned to the face, we start from a study of its area of ancestral privilleged knowledge: the physiognomy. - Then, we develop and deepen the various paradigms of cinematic figuration, in order to find the problem of the crisis of face representation, taking as a starting point its distintctive tool: the close-up. - Lastly, from brokered discovery, we proceed to the analysis of two films: «Trás-os-Montes» (1976) by António Reis/Margarida Cordeiro and «A Humble Life» by Alexander Sokurov (1997), to match possible differences and/or convergences in figuration modes of the human face, and thus broadering its discussion. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201029430 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/5772 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Rosto | pt_PT |
dc.subject | Figuração | pt_PT |
dc.subject | Grande plano | pt_PT |
dc.subject | Fisiognomia | pt_PT |
dc.subject | Face | pt_PT |
dc.subject | Figuration | pt_PT |
dc.subject | Close-up | pt_PT |
dc.subject | Physiognomy | pt_PT |
dc.title | A figuração do rosto em cinema: análise de «Trás-os-Montes» e «Uma Vida Humilde» | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Amadora | pt_PT |
oaire.citation.title | A figuração do rosto em cinema: análise de «Trás-os-Montes» e «Uma Vida Humilde» | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |