Repository logo
 
Publication

A figuração do rosto em cinema: análise de «Trás-os-Montes» e «Uma Vida Humilde»

dc.contributor.advisorGonçalves, Vítor
dc.contributor.authorGomes, André Filipe da Graça
dc.date.accessioned2016-03-03T11:20:54Z
dc.date.available2016-03-03T11:20:54Z
dc.date.issued2015-07-03
dc.descriptionDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico - especialização em Dramaturgia e Realizaçãopt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação consiste em estudar globalmente um antigo e incessante paradigma da figuração ocidental, atualmente em crise: o rosto. A investigação parte de um confundo histórico, e tem por objetivo primeiro colocar no centro a reflexão e a edificação do rosto como problema privilegiado da realização cinematográfica, considerando-o como uma construção visual significante. A pesquisa divide-se em três partes: - No sentido de compreender um valor global atribuído ao rosto, partimos de um estudo da sua área de saber ancestral privilegiado: a fisiognomia. - A seguir, desenvolvemos e aprofundamos os vários paradigmas da figuração cinematográfica, na tentativa de encontrar o problema da crise da representação do rosto, tendo como ponto de partida a sua distintiva ferramenta: o grande-plano. - Por último, a partir das descobertas agenciadas, procedemos à analise de dois filmes: «Trás-os-Montes» (1976) de António Reis/Margarida Cordeiro e «Uma Vida Humilde» (1997) de Alexander Sokurov, para fazer corresponder possíveis diferenças e/ou convergências nos modos de figuração do rosto humano, e ampliando assim o seu debate.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The presente work consist in a global study of an ancient and unceasing paradigm of the western figuration, currently in crisis: the face. The investigation starts from an historical context, and aims first a reflexion and an edification of the face as a privileged problem of accomplishment cinematic, considering it as a significant visual construction. The research is divided into three parts: - In order to understand a global value assigned to the face, we start from a study of its area of ancestral privilleged knowledge: the physiognomy. - Then, we develop and deepen the various paradigms of cinematic figuration, in order to find the problem of the crisis of face representation, taking as a starting point its distintctive tool: the close-up. - Lastly, from brokered discovery, we proceed to the analysis of two films: «Trás-os-Montes» (1976) by António Reis/Margarida Cordeiro and «A Humble Life» by Alexander Sokurov (1997), to match possible differences and/or convergences in figuration modes of the human face, and thus broadering its discussion.pt_PT
dc.identifier.tid201029430
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5772
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectRostopt_PT
dc.subjectFiguraçãopt_PT
dc.subjectGrande planopt_PT
dc.subjectFisiognomiapt_PT
dc.subjectFacept_PT
dc.subjectFigurationpt_PT
dc.subjectClose-uppt_PT
dc.subjectPhysiognomypt_PT
dc.titleA figuração do rosto em cinema: análise de «Trás-os-Montes» e «Uma Vida Humilde»pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleA figuração do rosto em cinema: análise de «Trás-os-Montes» e «Uma Vida Humilde»pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A FIGURAÇÃO DO ROSTO EM CINEMA.pdf
Size:
4.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: