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Avaliação da eficácia do ensino das boas práticas na utilização da terapêutica inalatória em pacientes utilizadores de dispositivos pressurizados doseáveis e de pó seco

dc.contributor.authorClérigo, Anália
dc.date.accessioned2018-12-26T00:02:43Z
dc.date.available2018-12-26T00:02:43Z
dc.date.issued2014-02
dc.description.abstractIntrodução: A via inalatória e o aperfeiçoamento dos dispositivos inalatórios permitem que, com doses inferiores e consequentemente menores efeitos secundários, se obtenha uma ação mais eficaz na terapêutica prescrita. No entanto, a eficácia da terapêutica inalatória pode ser alterada pela dificuldade de reprodutibilidade na fração libertada e na deposição pulmonar do fármaco, por formulação para inalação inadequada, pela incorreta utilização dos dispositivos inalatórios e por uma má adesão à terapêutica. Objetivo: Avaliar a eficácia do ensino das boas práticas na utilização da terapêutica inalatoria em utentes do Laboratório de Função Respiratória (LFR) do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPE (HDESPD, EPE), utilizadores de dispositivos pressurizados doseáveis e de pó seco. Metodologia: No estudo do tipo descritivo longitudinal e prospetivo, a amostra foi constituída por 29 elementos, selecionados por amostragem não probabilística sequencial. Foram incluídos indivíduos de ambos os géneros com idade superior a 6 anos, que utilizavam dispositivos inalatórios MDI ou DPI-Turbohaler®, há mais de 1 mês e que não os utilizavam corretamente. As variáveis de caracterização da amostra neste estudo são o género e a idade. Para a caracterização da utilização dos dispositivos inalatórios, cujas variáveis são avaliação pré-formação (A1) e pós-formação 1 (A2) e 2 (A3), respetivamente. Para a recolha de dados recorreu-se a um formulário que contém dados biográficos, dados clínicos e uma lista de verificação. Analisaram-se os dados através de análise descritiva simples. Resultados: Verificou-se que na avaliação A1, o número de indivíduos que não cumpriram corretamente a utilização dos dispositivos inalatórios foi 29. Na avaliação A2, 6 indivíduos (20,7%) não cumpriram corretamente a utilização dos dispositivos inalatórios ao contrário dos 23 (79,3%) que cumpriram na totalidade os 10 passos pré-definidos. Na avaliação A3, 17 indivíduos (58,6%) não cumpriram ao invés de 12 (41,4%) que utilizaram corretamente os dispositivos inalatórios. Conclusões: Este estudo vem confirmar a melhoria da performance em pacientes que utilizam dispositivos inalatórios no tratamento de patologias respiratórias depois de lhe ser facultado uma sessão de ensino e formação. Embora a reduzida dimensão da amostra não permita extrapolação de resultados, a evidência de melhoria significativa (79,3%) poderá tornar importantes os resultados. O ensino das boas práticas é eficaz a curto prazo, no entanto, como também podemos observar neste estudo, torna-se pertinente que a longo prazo se volte a intervir, uma vez que passados dois meses regista-se uma diminuição da sua eficácia. A correta utilização dos dispositivos inalatórios é uma meta a atingir, com a certeza de que os pacientes beneficiarão com a redução das exacerbações das suas crises e melhoria da qualidade de vida.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Introduction: Inhalatory and improvement of inhaler devices allow that lower doses and consequently, fewer side effects, resulting in a more rapid and effective action in the treatment prescribed. However, the effectiveness of inhalation therapy may be altered by the difficulty of reproducibility in the released fraction and lung deposition of the drug, formulation for inappropriate inhalation, improper use of inhalers and poor adherence to therapy. Objective: Evaluate the effectiveness of teaching best practices in the use of inhalation therapy in users of the Laboratory of Respiratory Function (LFR) of the Divino Espírito Santo Hospital, Ponta Delgada, EPE (HDESPD, EPE), users of pressurized metered-dose and dry powder devices. Methods: In this descriptive longitudinal prospective study, the sample consisted in 29 elements, selected by non-probability sampling sequence, we included individuals of both sexes over the age of 6 years whom used inhalers MDI or DPI Turbohaler ®, for more than one month and not used them correctly. Variables characterizing the sample in this study are gender and age. To characterize the use of inhaler devices, the inhalers devices are divided into two categories: MDI and DPI-Turbohaler ®, whom's variables are the pre-training and posttraining 1 and 2, respectively. For the collection of data, it was used a form data contains biographical data, clinical data, and a checklist. We analyzed the data using descriptive analysis. Results: It was found that the A1 rating, the number of individuals who have not fulfilled the use of inhalers was 29. In assessing A2, 6 patients (20.7%) has not fulfilled the use of inhalers instead of 23 (79.3%) has completed they're full 10 pre-defined steps. In assessing A3, 17 patients (58.6%) failed instead of 12 (41.4%) who used inhaler devices correctly. Final considerations: This study confirms the improvement of performance in patients who use inhalers to treat respiratory diseases after a meeting of education and training. Although the sample size does not allow extrapolation of results, evidence of significant improvement (79.3%) could become relevant results. The teaching practice are effective in the short term; however, we can also see in this study, that it is appropriate for the long term if re-intervene, since the past two months there is a decrease in their effectiveness. The correct use of inhaler devices is a goal, with the assurance that patients benefit from the reduction of exacerbations of their seizures and improved quality of life.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationClérigo A. Avaliação da eficácia do ensino das boas práticas na utilização da terapêutica inalatória em pacientes utilizadores de dispositivos pressurizados doseáveis e de pó seco [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2014.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9200
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPneumologiapt_PT
dc.subjectPneumologypt_PT
dc.subjectTerapêutica inalatóriapt_PT
dc.subjectInhalation therapypt_PT
dc.subjectDispositivo inalatóriopt_PT
dc.subjectInhaler devicept_PT
dc.subjectBoa práticapt_PT
dc.subjectGood practicept_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectHospital do Divino Espírito Santopt_PT
dc.titleAvaliação da eficácia do ensino das boas práticas na utilização da terapêutica inalatória em pacientes utilizadores de dispositivos pressurizados doseáveis e de pó secopt_PT
dc.typeThesispt_PT
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT

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