Repository logo
 
Publication

Rede de mobilidade sustentável de Beja: viabilidade de implementação de um sistema de bicicletas elétricas

dc.contributor.advisorQuaresma, António Carlos Pinheiro
dc.contributor.authorCarvalho, Ricardo Manuel Cardoso
dc.date.accessioned2015-11-18T15:36:35Z
dc.date.available2015-11-18T15:36:35Z
dc.date.issued2015-10
dc.descriptionTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil
dc.description.abstractA bicicleta pode ser a resposta a vários problemas urbanos da atualidade, não só relacionados com o congestionamento e o intenso tráfego motorizado, como também com o meio ambiente. Pretende-se com esta dissertação expandir a rede ci clável existente e desenvolver um sistema público de bicicletas em Beja. Analisaram-se várias caraterísticas físicas (relevo, rede viária, clima, malha urbana) e populacionais da cidade (população residente e visi tantes) de modo a tentar perceber qual o tipo de sistema que melhor se adaptaria. Chegou-se à conclusão que o modelo mais adequado a Beja é um sistema público automático de bicicletas elétricas, incluindo 11 estações e 95 bicicletas. Para finalizar realizou-se um estudo de viabilidade económica do sistema, assim como uma comparação de custos para o utilizador (distância, tempo e dinheiro) entre a utilização do sistema público de bicicletas, automóvel e autocarro, mostrando-se o sistema uma alternativa válida.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Bicycle use can be the answer to many current urbanproblems, not only traffic related but also to the environment. This dissertation aims to expan d the existing bike paths network and develop a bike share system in Beja. It was studied some physical characteristics of the city (such as topography, road hierarchy, climate, urban network) and its population (resident population and visitors) in order to figure out wich was the best type of system. It was determinated that the best suited model for Beja is an automatic public system of electric bicycles, including 11 stations and 95 bikes. Finally it was done a study of the economic viability of the system, as also a comparison of the user’s costs (distance, time and money) between usi ng public bikes, car and bus, concluding that the system is an attractive choice.en
dc.identifier.citationCARVALHO, Ricardo Manuel Cardoso - Rede de mobilidade sustentável de Beja: viabilidade de implementação de um sistema de bicicletas elétricas. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2015. Dissertação de mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid201223520
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5374
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.subjectMobilidadept_PT
dc.subjectMobilityen
dc.subjectRede ciclávelpt_PT
dc.subjectCycling networken
dc.subjectSistema de bicicletas partilhadaspt_PT
dc.subjectBike-sharing systemen
dc.subjectBejapt_PT
dc.titleRede de mobilidade sustentável de Beja: viabilidade de implementação de um sistema de bicicletas elétricaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação.pdf
Size:
5.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: