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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo descreve uma investigação levada a cabo em Lisboa - Portugal – com
enfoque na problemática da inserção profissional dos educadores de infância, com o intuito de
descrever e compreender o processo de entrada na profissão e a forma como estes
desenvolvem a sua profissionalidade, a partir da perspetiva pessoal de profissionais
principiantes e da consequente análise dos seus percursos.
Neste sentido foram enunciadas algumas questões orientadoras cujas respostas se afiguram
como as próprias conclusões do estudo.
Seguindo uma abordagem interpretativa, alicerçada na concretização de entrevistas
semi estruturadas a 6 educadoras de infância principiantes, os resultados permitiram estudar as
potencialidades e fragilidades dos percursos de formação inicial, os desafios/problemas
experimentados pelas jovens educadoras no início da sua ação profissional e as possibilidades
de apoio à sua superação, bem como a identificação de propostas de dispositivos futuros de
apoio à inserção profissional dos educadores de infância.
Description
Keywords
Educador de infância Supervisão Inserção profissional Indução profissional
Citation
Alberto, S. A. (2015) A entrada na profissão do educador de infância: percursos singulares in S., Pereira, M. Rodrigues, A., Almeida. C. Pires, C. Tomás, C. Pereira. Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (9-19) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa