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Intervenção precoce em crianças e famílias refugiadas: a psicomotricidade como estratégia

dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.advisorLuz, Carlospt_PT
dc.contributor.authorBarbosa, Filipa Catarina Leal Brandão
dc.date.accessioned2024-02-09T11:51:40Z
dc.date.available2024-02-09T11:51:40Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.descriptionProjeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Intervenção Precocept_PT
dc.description.abstractNuma altura em que a guerra assombra o seu país, milhões de ucranianos fugiram de forma a encontrarem segurança e uma oportunidade de seguirem a vida sem perigo. Uma grande parte desta população constitui famílias, com crianças abaixo dos 10 anos, cuja vulnerabilidade é alta e cujo desenvolvimento emocional e social ficou comprometido após o começo da guerra e durante a viagem que vivenciaram durante e após a fuga do país. Em Portugal, estas famílias têm a oportunidade de continuarem a sua vida, e as crianças têm a possibilidade de explorarem o mundo, de brincar e de conhecer novas pessoas outra vez. Em Lisboa, foi criado um jardim-de-infância, cujo objetivo primário é ser um espaço onde as crianças ucranianas possam frequentar durante o dia, enquanto os pais procuram trabalho ou trabalham, preenchem documentação e aprendem português. Devido ao elevado número de refugiados ucranianos residentes atualmente em Lisboa, que em menos de um ano tiveram contacto com a guerra e que continuam expostos indiretamente a informações relativas à mesma, foi criado um projeto de intervenção em colaboração com este JI com a intenção de dar algum apoio a famílias e de promover o bem-estar de um grupo de seis crianças refugiadas, de 4 anos, através da mobilização de atividades psicomotoras. Nos três meses de duração do projeto, foram recolhidos dados qualitativos através de observação direta e participante do comportamento e atitudes, de acordo com os objetivos estabelecidos durante a realização das atividades. O projeto concluiu com uma evidente mudança positiva de atitudes e comportamentos por parte das crianças, tanto ao nível da construção de relações, como na iniciativa em imaginar e desenvolver as suas próprias brincadeiras. A verbalização e demonstração das emoções foi também observável através das mudanças de atitude. Esta transformação aponta-nos para um impacto positivo das atividades psicomotoras como via para a promoção do bem-estar em crianças refugiadas.pt_PT
dc.description.abstractAt a time when war is haunting their country, millions of Ukrainians have fled in order to find safety and a chance to get on with their lives without danger. A large part of this population is made up of families, with children under the age of 10, whose vulnerability is high and whose emotional and social development was compromised after the start of the war and during the journey they experienced during and after fleeing the country. In Portugal, these families have the opportunity to continue their lives, and the children have the chance to explore the world, play and meet new people again. In Lisbon, a kindergarten has been created, whose primary aim is to be a place where Ukrainian children can attend during the day, while their parents look for work or work, fill out paperwork and learn Portuguese. Due to the large number of Ukrainian refugees currently living in Lisbon, who in less than a year have had contact with the war and are still indirectly exposed to information about it, an intervention project was created in collaboration with this kindergarten with the intention of providing some support to families and promoting the well-being of a group of six 4-year-old refugee children through the mobilization of psychomotor activities. During the three months of the project, qualitative data was collected through direct and participant observation of behavior and attitudes, according to the objectives set during the activities. The project concluded with a clear positive change in the children's attitudes and behavior, both in terms of building relationships and taking the initiative to imagine and develop their own games. The verbalization and demonstration of emotions was also observable through changes in attitude. This transformation points to the positive impact of psychomotor activities as a way of promoting well-being in refugee children.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBarbosa, F. C. L. (2023). Intervenção precoce em crianças e famílias refugiadas: a psicomotricidade como estratégia (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17093pt_PT
dc.identifier.tid203478312
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17093
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicomotricidadept_PT
dc.subjectIntervenção precocept_PT
dc.subjectSaúde mentalpt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectTrauma de infânciapt_PT
dc.subjectTrauma distantept_PT
dc.subjectMental healthpt_PT
dc.subjectResiliencept_PT
dc.subjectChildhood traumapt_PT
dc.subjectDistant traumapt_PT
dc.subjectQualitative analysispt_PT
dc.titleIntervenção precoce em crianças e famílias refugiadas: a psicomotricidade como estratégiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameIntervenção Precoce

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