Publication
A relação escola-família: um estudo numa turma de 1.º Ciclo
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Gama, Ana | |
dc.contributor.author | Martins, Beatriz Agostinho | |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T09:25:24Z | |
dc.date.available | 2025-01-21T09:25:24Z | |
dc.date.issued | 2024-12-12 | |
dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
dc.description.abstract | O presente relatório encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte descrevemos a prática pedagógica realizada durante os dois estágios, um realizado no 1.º ciclo e o outro no 2.º ciclo do Ensino Básico nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal. Na segunda parte apresentamos o trabalho de investigação que foi realizado no âmbito do estágio do 1.º Ciclo. A investigação foi desenvolvida numa turma de 4.º ano de um Colégio e focou-se na relação escola-família. Tendo como questão de partida : Como é a relação entre as famílias e a escola/professora de uma turma de 4.º ano?, foram definidos os seguintes objetivos: i) caracterizar a comunicação (formas, canais e conteúdo) da professora titular de turma com as famílias; ii) descrever o envolvimento das famílias nas atividades escolares; iii) identificar os desafios/constrangimentos da participação da família nas atividades da escola; iv) analisar as perspetivas dos vários atores (famílias, crianças e professora titular) sobre a sua participação na atividade “Histórias em casa, um mundo de imaginação”. No estudo seguimos uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo utilizado para a recolha de dados as seguintes técnicas: a análise documental; a entrevista semiestruturada, que foi realizada à professora; a observação participante das atividades desenvolvidas; os questionários, os quais foram aplicados aos P/M e EE. Para a análise dos dados fizemos a análise de conteúdo dos dados qualitativos e a análise estatística descritiva dos dados quantitativos. A partir da análise realizada é possível evidenciar: que a comunicação entre a escola e as famílias precisa ser melhorada para atender às necessidades dos P/M e EE. A maioria dos P/M e EE quer participar nas atividades escolares, mas nem sempre conseguem conciliar com o trabalho. É fundamental que a escola e as famílias trabalhem juntas para garantir o sucesso escolar dos alunos. | por |
dc.identifier.citation | Martins, B. A. (2024). O lugar das artes plásticas no contexto de um jardim de infância Waldorf (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21332 | |
dc.identifier.tid | 203803612 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21332 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Relação escola-família | |
dc.subject | Comunicação | |
dc.subject | Envolvimento | |
dc.subject | School-family relationship | |
dc.subject | Communication | |
dc.subject | Involvement | |
dc.title | A relação escola-família: um estudo numa turma de 1.º Ciclo | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A relação escola-família- um estudo numa turma de 1.º Ciclo.pdf
- Size:
- 1.26 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 4.03 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: