Repository logo
 
Publication

A relação escola-família: um estudo numa turma de 1.º Ciclo

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorGama, Ana
dc.contributor.authorMartins, Beatriz Agostinho
dc.date.accessioned2025-01-21T09:25:24Z
dc.date.available2025-01-21T09:25:24Z
dc.date.issued2024-12-12
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
dc.description.abstractO presente relatório encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte descrevemos a prática pedagógica realizada durante os dois estágios, um realizado no 1.º ciclo e o outro no 2.º ciclo do Ensino Básico nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal. Na segunda parte apresentamos o trabalho de investigação que foi realizado no âmbito do estágio do 1.º Ciclo. A investigação foi desenvolvida numa turma de 4.º ano de um Colégio e focou-se na relação escola-família. Tendo como questão de partida : Como é a relação entre as famílias e a escola/professora de uma turma de 4.º ano?, foram definidos os seguintes objetivos: i) caracterizar a comunicação (formas, canais e conteúdo) da professora titular de turma com as famílias; ii) descrever o envolvimento das famílias nas atividades escolares; iii) identificar os desafios/constrangimentos da participação da família nas atividades da escola; iv) analisar as perspetivas dos vários atores (famílias, crianças e professora titular) sobre a sua participação na atividade “Histórias em casa, um mundo de imaginação”. No estudo seguimos uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo utilizado para a recolha de dados as seguintes técnicas: a análise documental; a entrevista semiestruturada, que foi realizada à professora; a observação participante das atividades desenvolvidas; os questionários, os quais foram aplicados aos P/M e EE. Para a análise dos dados fizemos a análise de conteúdo dos dados qualitativos e a análise estatística descritiva dos dados quantitativos. A partir da análise realizada é possível evidenciar: que a comunicação entre a escola e as famílias precisa ser melhorada para atender às necessidades dos P/M e EE. A maioria dos P/M e EE quer participar nas atividades escolares, mas nem sempre conseguem conciliar com o trabalho. É fundamental que a escola e as famílias trabalhem juntas para garantir o sucesso escolar dos alunos.por
dc.identifier.citationMartins, B. A. (2024). O lugar das artes plásticas no contexto de um jardim de infância Waldorf (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21332
dc.identifier.tid203803612
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21332
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectRelação escola-família
dc.subjectComunicação
dc.subjectEnvolvimento
dc.subjectSchool-family relationship
dc.subjectCommunication
dc.subjectInvolvement
dc.titleA relação escola-família: um estudo numa turma de 1.º Ciclo
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A relação escola-família- um estudo numa turma de 1.º Ciclo.pdf
Size:
1.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: