Publication
Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento linguístico atípico pós AVC
dc.contributor.author | Townsend, Sabrine | |
dc.contributor.author | Gabriel, Rosângela | |
dc.contributor.author | Hübner, Lilian | |
dc.date.accessioned | 2020-07-22T11:23:11Z | |
dc.date.available | 2020-07-22T11:23:11Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | A experiência humana é influenciada pelo ato de compreender e criar narrativas. Podemos considerar as narrativas dos outros fascinantes e nos engajamos em atividades e programações culturais que envolvem a sua produção, tais como livros, peças de teatro e filmes. Nossa afinidade com a leitura surge ainda na infância, quando entramos em contato com os livros de história e filmes infantis. Compreendemos e criamos narrativas para formar nossas biografias individuais, selecionar e organizar memórias, o que permite uma representação organizada e coerente de nós mesmos (Gergen & Gergen, 1988). A narrativa é um produto da interação humana, que compreende um determinado contexto e uma série de relações desse contexto com os elementos textuais (Fávero & Koch, 1994). Seu funcionamento transcende as regras fixas estruturais; ele perpassa as interações entre os indivíduos (Marcuschi, 2008), contendo, assim, uma estrutura que serve de reflexo e, ao mesmo tempo, modela as experiências humanas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Townsend, S., Gabriel, R., Hübner, L. (2020) Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento linguístico atípico pós AVC in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (29-51) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.081 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-11-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12076 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_final_final_alt_07_07_vf.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Compreensão de narrativas | pt_PT |
dc.subject | Leitores | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento linguístico | pt_PT |
dc.subject | Acidente vascular cerebral | pt_PT |
dc.title | Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento linguístico atípico pós AVC | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 51 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 29 | pt_PT |
oaire.citation.title | Investigação e Práticas em Leitura | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento linguísti¬co atípico pós AVCInvestigação e Práticas em Leitura_e-book.pdf
- Size:
- 373.58 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format