Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento linguístico atípico pós AVC

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A experiência humana é influenciada pelo ato de compreender e criar narrativas. Podemos considerar as narrativas dos outros fascinantes e nos engajamos em atividades e programações culturais que envolvem a sua produção, tais como livros, peças de teatro e filmes. Nossa afinidade com a leitura surge ainda na infância, quando entramos em contato com os livros de história e filmes infantis. Compreendemos e criamos narrativas para formar nossas biografias individuais, selecionar e organizar memórias, o que permite uma representação organizada e coerente de nós mesmos (Gergen & Gergen, 1988). A narrativa é um produto da interação humana, que compreende um determinado contexto e uma série de relações desse contexto com os elementos textuais (Fávero & Koch, 1994). Seu funcionamento transcende as regras fixas estruturais; ele perpassa as interações entre os indivíduos (Marcuschi, 2008), contendo, assim, uma estrutura que serve de reflexo e, ao mesmo tempo, modela as experiências humanas.

Description

Keywords

Compreensão de narrativas Leitores Desenvolvimento linguístico Acidente vascular cerebral

Citation

Townsend, S., Gabriel, R., Hübner, L. (2020) Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento linguístico atípico pós AVC in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (29-51) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

CC License

Altmetrics