Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
373.58 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A experiência humana é influenciada pelo ato de compreender
e criar narrativas. Podemos considerar as narrativas dos outros
fascinantes e nos engajamos em atividades e programações culturais
que envolvem a sua produção, tais como livros, peças de teatro e
filmes. Nossa afinidade com a leitura surge ainda na infância, quando
entramos em contato com os livros de história e filmes infantis.
Compreendemos e criamos narrativas para formar nossas
biografias individuais, selecionar e organizar memórias, o que
permite uma representação organizada e coerente de nós
mesmos (Gergen & Gergen, 1988).
A narrativa é um produto da interação humana, que compreende
um determinado contexto e uma série de relações desse contexto
com os elementos textuais (Fávero & Koch, 1994).
Seu funcionamento transcende as regras fixas estruturais; ele
perpassa as interações entre os indivíduos (Marcuschi, 2008),
contendo, assim, uma estrutura que serve de reflexo e, ao mesmo
tempo, modela as experiências humanas.
Description
Keywords
Compreensão de narrativas Leitores Desenvolvimento linguístico Acidente vascular cerebral
Citation
Townsend, S., Gabriel, R., Hübner, L. (2020) Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento linguístico atípico pós AVC in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (29-51) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa