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A Influência da publicidade na segurança rodoviária

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Abstract(s)

Em Portugal, mesmo com os esforços de instituições e da sociedade em geral, os acidentes de viação continuam a ser a principal causa de morte não natural. O factor humano é a principal causa dos acidentes de viação (cerca de 90% dos casos), assim o ser humano é o único elemento a tomar decisões durante o processo de condução. Os condutores, para respeitarem a sua própria vida e a dos outros, devem adoptar uma estratégia preventiva que vise a segurança, evitando a ocorrência de acidentes de viação. As campanhas publicitárias, com o objectivo de convencer os condutores a mudanças de comportamentos de forma a reduzir o número de vítimas, nem sempre atingem os resultados desejados. O presente trabalho, teve como objectivo principal, saber até que ponto a publicidade tem influência na segurança rodoviária. Procurou-se também identificar os processos utilizados nas campanhas de prevenção rodoviária, que influenciam os comportamentos de segurança; identificar como a educação cívica afecta os comportamentos de segurança e identificar como os comportamentos de risco afectam os comportamentos de segurança.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.

Keywords

Publicidade Campanhas publicitárias Segurança rodoviária Comportamento

Citation

Marques, Carmindo Dias - A influência da publicidade na segurança rodoviária. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.

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Escola Superior de Comunicação Social

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