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Abstract(s)
Em Portugal, mesmo com os esforços de instituições e da sociedade em geral, os
acidentes de viação continuam a ser a principal causa de morte não natural.
O factor humano é a principal causa dos acidentes de viação (cerca de 90% dos
casos), assim o ser humano é o único elemento a tomar decisões durante o processo
de condução. Os condutores, para respeitarem a sua própria vida e a dos outros,
devem adoptar uma estratégia preventiva que vise a segurança, evitando a ocorrência
de acidentes de viação.
As campanhas publicitárias, com o objectivo de convencer os condutores a mudanças
de comportamentos de forma a reduzir o número de vítimas, nem sempre atingem os
resultados desejados.
O presente trabalho, teve como objectivo principal, saber até que ponto a publicidade
tem influência na segurança rodoviária. Procurou-se também identificar os processos
utilizados nas campanhas de prevenção rodoviária, que influenciam os
comportamentos de segurança; identificar como a educação cívica afecta os
comportamentos de segurança e identificar como os comportamentos de risco
afectam os comportamentos de segurança.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
Keywords
Publicidade Campanhas publicitárias Segurança rodoviária Comportamento
Citation
Marques, Carmindo Dias - A influência da publicidade na segurança rodoviária. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.