Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
674.32 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Enquadramento – A prevenção das raquialgias nas crianças e adolescentes é uma área em desenvolvimento onde a evidência é ainda limitada. A viabilidade e o desenvolvimento
de programas de promoção da saúde devem ser suportados na evidência da sua eficácia. Objectivo – Avaliar o efeito do programa “Se as minhas costas falassem…” dois anos após a sua implementação. Materiais e Métodos – Estudo longitudinal com análise comparativa das avaliações e registos efectuados. Amostra: toda a população estudantil do
7º ano de escolaridade do Concelho de Caldas da Rainha (N=584), que corresponderia aos
alunos que estavam no 5º ano de escolaridade no ano lectivo 2006/07. Resultados – Não
foram registadas perdas significativas na dimensão dos conhecimentos. Cerca de 40% dos
alunos queixam-se de dores nas costas e, desses, 63,9% atribuíram como principal causa
“O peso da mochila”. Registou-se uma redução dos alunos que transportavam mochilas pesadas e verificou-se um aumento da percentagem de alunos que transportavam mochilas mais ajustadas ao tronco. Discussão e Conclusões – Os resultados obtidos confirmam outros estudos que avaliaram a eficácia do programa “Se as minhas costas falassem…” A manutenção das mudanças comportamentais dois anos após a realização do programa confirma a capacidade dos alunos para adoptarem comportamentos protectores de saúde e consolidam a efectividade daquele programa de promoção da saúde. Recomenda-se que os estabelecimentos de ensino ofereçam as condições mínimas para os alunos poderem aplicar de forma efectiva as competências adquiridas nestes programas de promoção da saúde que exigem mudanças comportamentais. A evidência da sua efectividade, apresentada em
estudos sucessivos, deve suportar os decisores políticos para incluírem nas suas medidas e programas de saúde a saúde das costas.
Description
Keywords
Raquialgias Mochila Adolescente Promoção da saúde
Citation
Saúde & Tecnologia. 2011;(5):12-6