Browsing by Issue Date, starting with "2011-05"
Now showing 1 - 10 of 38
Results Per Page
Sort Options
- 'Se as minhas costas falassem...' - avaliação da efectividade dois anos depoisPublication . Noronha, Teresinha Marques; Vital, EmanuelEnquadramento – A prevenção das raquialgias nas crianças e adolescentes é uma área em desenvolvimento onde a evidência é ainda limitada. A viabilidade e o desenvolvimento de programas de promoção da saúde devem ser suportados na evidência da sua eficácia. Objectivo – Avaliar o efeito do programa “Se as minhas costas falassem…” dois anos após a sua implementação. Materiais e Métodos – Estudo longitudinal com análise comparativa das avaliações e registos efectuados. Amostra: toda a população estudantil do 7º ano de escolaridade do Concelho de Caldas da Rainha (N=584), que corresponderia aos alunos que estavam no 5º ano de escolaridade no ano lectivo 2006/07. Resultados – Não foram registadas perdas significativas na dimensão dos conhecimentos. Cerca de 40% dos alunos queixam-se de dores nas costas e, desses, 63,9% atribuíram como principal causa “O peso da mochila”. Registou-se uma redução dos alunos que transportavam mochilas pesadas e verificou-se um aumento da percentagem de alunos que transportavam mochilas mais ajustadas ao tronco. Discussão e Conclusões – Os resultados obtidos confirmam outros estudos que avaliaram a eficácia do programa “Se as minhas costas falassem…” A manutenção das mudanças comportamentais dois anos após a realização do programa confirma a capacidade dos alunos para adoptarem comportamentos protectores de saúde e consolidam a efectividade daquele programa de promoção da saúde. Recomenda-se que os estabelecimentos de ensino ofereçam as condições mínimas para os alunos poderem aplicar de forma efectiva as competências adquiridas nestes programas de promoção da saúde que exigem mudanças comportamentais. A evidência da sua efectividade, apresentada em estudos sucessivos, deve suportar os decisores políticos para incluírem nas suas medidas e programas de saúde a saúde das costas.
- Contributo da análise ergonómica do trabalho na avaliação do risco de lesões músculoesqueléticas ligadas ao trabalhoPublication . Campos, Erica Alexandra Dionísio Pedro de; Serranheira, FlorentinoAs lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho (LMELT) são reconhecidas como um problema de saúde ocupacional. O risco de desenvolvimento de LMELT pode ser minimizado através de uma intervenção ergonómica baseada na identificação dos factores de risco profissionais e a avaliação da exposição aos mesmos. A necessidade deste estudo emerge pela enorme diversidade de métodos de avaliação de risco de LMELT existente e a sua aplicação sem qualquer suporte na actividade real de trabalho. Espera-se que seja um contributo para a selecção do método de avaliação de risco de LMELT mais adequado com base na análise ergonómica do trabalho (AET), que pela sua perspectiva sistémica e integradora permite o diagnóstico real da situação de trabalho. Este estudo pretende cingir-se à realidade das unidades de tratamento de resíduos hospitalares, onde o risco de LMELT é elevado. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, abrangendo as categorias profissionais onde se verifique movimentação manual de cargas. Irá ser aplicada uma ficha de caracterização sócio-demográfica do trabalhador, seguida de observação para determinação do que é efectivamente realizado. A comparação da tarefa com a actividade real, nomeadamente através da identificação dos factores de risco de LMELT e da respectiva exposição, permitirá determinar os factores a avaliar na etapa seguinte - a avaliação do risco de LMELT. Como exemplo prático, será aplicado o Key Indicator Method na avaliação do risco e analisado à luz dos contributos da AET. Assim, pretende-se evidenciar a importância da AET como ferramenta essencial pois espera-se que os resultados da AET permitam obter uma avaliação real e fiável, que culmine em indicações para a selecção do método de avaliação de risco mais adequado e, dessa forma, promova uma intervenção preventiva mais efectiva.
- Resposta imune na infecção por Leishmania infantum em modelo murinoPublication . Cabrita, Élia; Campino, Lenea; Maia, CarlaAs leishmanioses são doenças causadas por protozoários do género Leishmania que são parasitas intracelulares obrigatórios das células fagocíticas. O objectivo deste estudo foi caracterizar a infecção por Leishmania infantum em murganhos BALB/c inoculados por via intradérmica, analisando a evolução do parasitismo e as respostas imunitárias desenvolvidas. A carga parasitária foi determinada por PCR em tempo real. Foram detectados parasitas desde o 7º dia pós-infecção, verificando-se a disseminação visceral do parasita ao 56º dia pós-infecção. Os linfócitos dos animais do grupo infectado proliferaram em resposta à estimulação antigénica, enquanto que os macrófagos peritoneais produziram nitritos na presença do antigénio. Estes resultados demonstraram que os murganhos BALB/c inoculados por via intradérmica constituem um bom modelo experimental de leishmaniose visceral.
- QSAR modeling of antitubercular activity of diverse organic compoundsPublication . Kovalishyn, Vasyl; Aires-de-Sousa, Joao; Ventura, Cristina; Elvas Leitao, Ruben; Martins, FilomenaTuberculosis (TB) is a worldwide infectious disease that has shown over time extremely high mortality levels. The urgent need to develop new antitubercular drugs is due to the increasing rate of appearance of multi-drug resistant strains to the commonly used drugs, and the longer durations of therapy and recovery, particularly in immuno-compromised patients. The major goal of the present study is the exploration of data from different families of compounds through the use of a variety of machine learning techniques so that robust QSAR-based models can be developed to further guide in the quest for new potent anti-TB compounds. Eight QSAR models were built using various types of descriptors (from ADRIANA.Code and Dragon software) with two publicly available structurally diverse data sets, including recent data deposited in PubChem. QSAR methodologies used Random Forests and Associative Neural Networks. Predictions for the external evaluation sets obtained accuracies in the range of 0.76-0.88 (for active/inactive classifications) and Q(2)=0.66-0.89 for regressions. Models developed in this study can be used to estimate the anti-TB activity of drug candidates at early stages of drug development (C) 2011 Elsevier B.V. All rights reserved.
- Comparação da avaliação sumária da função visual e a avaliação hospitalar do HEMPublication . Poças, Ilda; Vicente, Carla; Rodrigues, DanielaA prevenção primária e a redução de risco, o rastreio e a detecção precoces, anteriores à manifestação dos primeiros sintomas. Cuidados de saúde oftalmológicos eficazes e de qualidade, incluindo o acesso a terapêuticas cirúrgicas e a readaptação visual. Medidas mais eficazes e determinantes na redução das taxas de incidência e morbilidade das doenças da visão. Programa Nacional para a Saúde da Visão (PNSV) - Melhora na coordenação entre os diferentes níveis de cuidados; Redes de referenciação; Acção concertada e uma correcta articulação entre as entidades prestadoras de cuidados de saúde (CS, Hospitais e UCC). Objectivo do estudo - Avaliação do desempenho e da qualidade da referenciação realizada nos Centros de Saúde abrangidos pelo HEM, através da apreciação das fichas de avaliação sumária da função visual desenvolvidas pela comissão organizadora do Programa Nacional para a Saúde da Visão 2004, em conjunto com os processos dos utentes do HEM.
- As representações das educadoras de infância na inclusão de crianças com neePublication . Joaquim, Sónia Isabel Ramos; Fuertes, MarinaO movimento Inclusivo inicia-se de forma lenta nos anos 60. No ano de 1994, o reconhecimento da Declaração de Salamanca torna-se um marco determinante, operando uma grande mudança nas mentalidades e nos sistemas.Neste documento, afirma-se o direito de todos os alunos à frequência da escola regular. Desde então, a Inclusão e os seus intervenientes têm motivado diversas investigações. O presente estudo exploratório foi conduzido com o objectivo de conhecer as representações das Educadoras de Infância face à Inclusão. Para o efeito, foram realizadas entrevistas a vinte educadoras com formação, idades e tempos de serviço distintos. Todas as entrevistadas tinham experiência recente de Inclusão de crianças com NEE nos seus grupos. A maioria das educadoras entrevistadas posicionam-se a favor da inclusão, mormente, consideraram haver entraves que dificultam o processo inclusivo: a escassa formação na área das NEE, a dificuldade de acesso a recursos materiais e humanos e a problemática da criança com NEE (se for uma problemática grave). Para colmatar estas necessidades, solicitam ajuda a outros profissionais, através da troca de experiências e de informações que consideram úteis. A maioria das educadoras refere trabalhar em equipa com a educadora de Intervenção Precoce. Um dos aspectos a salientar é a dificuldade evidenciada pelas educadoras na compreensão de determinados conceitos relativos à prática pedagógica, denominadamente, o conceito de diferenciação curricular. As educadoras, na sua maioria, afirmam não fazer trabalho diferenciado, quando, na realidade, programam em conjunto com a Educadora da Equipa da Intervenção Precoce. Em conjunto individualizam um plano de trabalho a desenvolver com a criança com NEE. Quotidianamente, mencionam dar mais tempo e acompanhar personalizadamente a criança com NEE.
- Revestimentos de pisos em aglomerado de cortiçaPublication . Reis, Ana Maria PortelaNos dias de hoje, o aumento do consumo dos nossos recursos não renováveis leva-nos à procura de métodos mais eficientes, mas também de materiais provenientes de recursos renováveis. Tendo como ponto de partida a problemática da sustentabilidade e as matérias-primas existentes e de forma a promover a cultura e a tradição do nosso país, o objectivo é dar a conhecer um material nobre e reconhecido pela sua qualidade: a cortiça e os seus derivados. As rolhas em cortiça são mundialmente reconhecidas pela sua qualidade, o material usado para a sua produção têm vindo a ser desenvolvido, de modo a ser utilizado para outros fins, em especial na área da Construção Civil. Este trabalho final faz uma abordagem à cortiça como matéria-prima, a sua proveniência, os seus derivados e as suas principais características, e incidirá também sobre a sua potencialidade de aplicação na Construção Civil, em especial no revestimento de pisos. Em relação ao revestimento de pisos, iremos ter em consideração os diferentes tipos, a legislação em vigor e a normalização existente, bem como as soluções construtivas mais usuais, os procedimentos de aplicação em obra e as respectivas vantagens e desvantagens de cada uma.
- A new control strategy with saturation effect compensation for an autonomous induction generator drivenby wide speed range turbinesPublication . Margato, Elmano; Faria, José; Resende, M. J.; Palma, João Carlos Pires daThis paper presents a variable speed autonomous squirrel cage generator excited by a current-controlled voltage source inverter to be used in stand-alone micro-hydro power plants. The paper proposes a system control strategy aiming to properly excite the machine as well as to achieve the load voltage control. A feed-forward control sets the appropriate generator flux by taking into account the actual speed and the desired load voltage. A load voltage control loop is used to adjust the generated active power in order to sustain the load voltage at a reference value. The control system is based on a rotor flux oriented vector control technique which takes into account the machine saturation effect. The proposed control strategy and the adopted system models were validated both by numerical simulation and by experimental results obtained from a laboratory prototype. Results covering the prototype start-up, as well as its steady-state and dynamical behavior are presented. (C) 2011 Elsevier Ltd. All rights reserved.
- Contributo para a validação de uma estratégia de diagnóstico do risco de LMELT: empresas de triagem de resíduos orgânicosPublication . Pires, Luís Eduardo; Serranheira, FlorentinoAs Lesões Músculo-Esqueléticas Ligadas ao Trabalho (LMELT) tornaram-se um dos maiores problemas da saúde dos trabalhadores na actualidade, tornando-se o seu estudo num desafio, tanto para a ergonomia como para outras ciências. Este desafio levou de certa forma ao aparecimento de diversos métodos de identificação e avaliação dos factores de risco de LMELT, surgindo os primeiros na década 70 e multiplicando-se desde então. Dada a sua diversidade, a escolha sempre suscitou grandes dificuldades. O objectivo principal deste estudo é contribuir para a validação da estratégia de diagnóstico do risco das LMELT e apoiar a definição da estratégia a aplicar para uma melhor e mais eficaz avaliação do risco das LMELT no tratamento de resíduos orgânicos. Para que esta condição se verifique foram identificados e caracterizados alguns métodos de avaliação do risco de LMELT associados à actividade de triagem de resíduos orgânicos. Predominam essencialmente os movimentos repetitivos dos membros superiores, carga postural e/ou aplicação de força, quer a nível dos membros superiores, quer da coluna vertebral. Como forma de validar a estratégia definida neste estudo, propõe-se um delineamento metodológico que passa principalmente por um “Painel de Delphi”, que, através da recolha de dados em diversas etapas, de opiniões de um painel de especialistas na área das LMELT, se pronunciará no sentido de encontrar um consenso sobre o método mais indicado para avaliação do risco dessas patologias, dentro do contexto. Espera-se contribuir para uma mais adequada avaliação do risco na triagem de resíduos orgânicos que permita fazer uma prevenção das LMELT mais eficaz. ABSTRACT - Nowadays, Work-Related Musculoskeletal Disorders (WRMSD) have become one of the major health worker's problem. Their study becomes a huge challenge for ergonomic research and other sciences. To an extent, this challenge led to the establishment a variety of factor's risk, WRMSD risk identification and evaluation methods, since the 1970ies. Their diversity has always been the cause for great difficulty of choice. The main idea of this study contributes to the evaluation of WRMSD'risk diagnosis strategy in order to support the choice for the right strategy towards the best prediction of potential WRMSD problems during organic waste disposal. A few methods have been identified to evaluate organic waste disposal related WRMSD risk, e.g. repetitive movements of the upper limbs, postural mechanical overcharge and/or stress either on upper limbs or on the spinal chord. Looking for validate the chosen's study strategy, a specific procedure is suggested based mainly on a “Delphi Panel”, meant to support the option for the most accurate risk evaluation method, within the above context, through the phased inquiry of a number of WRMSD specialists. The objective is to contribute to a better risk evaluation during organic waste disposal, leading to a more efficient WRMSD prevention.
- A comparative study of alternative approaches for common factors identificationPublication . González Sánchez, Mariano; Nave Pineda, Juan M.For multivariate non-stationary time series modeling is essential to know the number of common factors that define the behavior of the series. The traditional way to approach this problem is to study the cointegration relations among data through tests of the trace or maximum eigenvalue, obtaining the number of stationary long-run relations. Alternatively this problem can be analyzed using dynamic factor models as in Peña and Poncela (2006), estimating in this case the number of all independent common factors, stationary or not, that describe the behavior of data. In this context, we analyze empirically the power of such alternative approaches by applying them to series simulated using known factorial models. The results show that when there are stationary common factors, when the number of observations is reduced and/or when the series have involved more than one cointegration relation, the common factor test is more powerful than the usual cointegration tests. These results together with the greater flexibility of dynamic factor models for identify the load matrix of the DGP make them more suitable for use in multivariate analysis.