Repository logo
 
Publication

O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica: um projeto envolvendo três escolas superiores de educação

dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.contributor.authorBarbosa, Ana
dc.contributor.authorCaseiro, Ana
dc.contributor.authorRibeiro, António
dc.contributor.authorMonteiro, Cecília
dc.contributor.authorLoureiro, Cristina
dc.contributor.authorFernandes, Fátima
dc.contributor.authorVeloso, Graciosa
dc.contributor.authorVale, Isabel
dc.contributor.authorFonseca, Lina
dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorAlmeida, Pedro
dc.contributor.authorPimentel, Teresa
dc.contributor.authorTempera, Tiago
dc.date.accessioned2015-02-02T11:12:51Z
dc.date.available2015-02-02T11:12:51Z
dc.date.issued2014-11
dc.description.abstractO novo modelo de formação inicial (Decreto-Lei 43/2007) exige que os futuros professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e os futuros educadores de infância façam pelo menos 30 ECTS de formação em Matemática na Licenciatura em Educação Básica (LEB), mas a forma e o conteúdo desta formação é da responsabilidade de cada instituição, que define as unidades curriculares, o seu conteúdo e a forma como são lecionadas. Sabe-se que, para além do conteúdo, a forma como o professor aprende tem uma forte influência na forma como vai ensinar. Assim, todos estes aspetos precisam de ser discutidos, tendo por base a investigação já realizada em Portugal e noutros países. Partindo da assunção de que o conhecimento do professor constitui um fator decisivo na interpretação e implementação do currículo e da necessidade de uma discussão alargada de qual deverá ser o conteúdo da formação em Matemática na LEB, as Escolas Superiores de Educação de Lisboa, de Viana do Castelo e de Viseu iniciaram um projeto de investigação que tem como principal objetivo compreender de que modo a formação inicial contribui para o desenvolvimento do conhecimento do professor em Matemática e em Ensino da Matemática e como pode este ser promovido. Uma das questões que o projeto visa investigar é que conhecimento de conteúdo matemático têm os estudantes quando iniciam o curso da LEB.Para caracterizar o conhecimento matemático dos estudantes da LEB, à entrada no curso, foi elaborado um teste diagnóstico, que foi aplicado nas três Escolas Superiores de Educação, em outubro de 2011, a todos os alunos a iniciar o 1.º ano, num total de 268: 143 em Lisboa, 51 em Viseu e 74 em Viana do Castelo. Neste artigo é apresentada uma análise dos principais resultados deste teste bem como as questões e dilemas que aqueles resultados nos colocam.por
dc.identifier.isbn978-972-789-428-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4222
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUA Editorapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectConhecimento matemático do professorpor
dc.subjectCurrículopor
dc.titleO conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica: um projeto envolvendo três escolas superiores de educaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.endPage131por
oaire.citation.startPage115por
oaire.citation.titleFormação inicial de professores e educadorespor
person.familyNameSerrazina
person.familyNameCaseiro
person.familyNameLoureiro
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMaria de Lurdes
person.givenNameAna
person.givenNameCristina
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.orcid0000-0003-4352-7614
person.identifier.orcid0000-0001-7343-6444
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id55849544400
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0
relation.isAuthorOfPublication1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica.pdf
Size:
610.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: