Publication
O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica: um projeto envolvendo três escolas superiores de educação
dc.contributor.author | Serrazina, Maria De Lurdes | |
dc.contributor.author | Barbosa, Ana | |
dc.contributor.author | Caseiro, Ana | |
dc.contributor.author | Ribeiro, António | |
dc.contributor.author | Monteiro, Cecília | |
dc.contributor.author | Loureiro, Cristina | |
dc.contributor.author | Fernandes, Fátima | |
dc.contributor.author | Veloso, Graciosa | |
dc.contributor.author | Vale, Isabel | |
dc.contributor.author | Fonseca, Lina | |
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida | |
dc.contributor.author | Almeida, Pedro | |
dc.contributor.author | Pimentel, Teresa | |
dc.contributor.author | Tempera, Tiago | |
dc.date.accessioned | 2015-02-02T11:12:51Z | |
dc.date.available | 2015-02-02T11:12:51Z | |
dc.date.issued | 2014-11 | |
dc.description.abstract | O novo modelo de formação inicial (Decreto-Lei 43/2007) exige que os futuros professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e os futuros educadores de infância façam pelo menos 30 ECTS de formação em Matemática na Licenciatura em Educação Básica (LEB), mas a forma e o conteúdo desta formação é da responsabilidade de cada instituição, que define as unidades curriculares, o seu conteúdo e a forma como são lecionadas. Sabe-se que, para além do conteúdo, a forma como o professor aprende tem uma forte influência na forma como vai ensinar. Assim, todos estes aspetos precisam de ser discutidos, tendo por base a investigação já realizada em Portugal e noutros países. Partindo da assunção de que o conhecimento do professor constitui um fator decisivo na interpretação e implementação do currículo e da necessidade de uma discussão alargada de qual deverá ser o conteúdo da formação em Matemática na LEB, as Escolas Superiores de Educação de Lisboa, de Viana do Castelo e de Viseu iniciaram um projeto de investigação que tem como principal objetivo compreender de que modo a formação inicial contribui para o desenvolvimento do conhecimento do professor em Matemática e em Ensino da Matemática e como pode este ser promovido. Uma das questões que o projeto visa investigar é que conhecimento de conteúdo matemático têm os estudantes quando iniciam o curso da LEB.Para caracterizar o conhecimento matemático dos estudantes da LEB, à entrada no curso, foi elaborado um teste diagnóstico, que foi aplicado nas três Escolas Superiores de Educação, em outubro de 2011, a todos os alunos a iniciar o 1.º ano, num total de 268: 143 em Lisboa, 51 em Viseu e 74 em Viana do Castelo. Neste artigo é apresentada uma análise dos principais resultados deste teste bem como as questões e dilemas que aqueles resultados nos colocam. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-428-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/4222 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | UA Editora | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Conhecimento matemático do professor | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.title | O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica: um projeto envolvendo três escolas superiores de educação | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | por |
oaire.citation.endPage | 131 | por |
oaire.citation.startPage | 115 | por |
oaire.citation.title | Formação inicial de professores e educadores | por |
person.familyName | Serrazina | |
person.familyName | Caseiro | |
person.familyName | Loureiro | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Maria de Lurdes | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Cristina | |
person.givenName | Margarida | |
person.identifier | 1782812 | |
person.identifier.ciencia-id | D91D-9562-DA46 | |
person.identifier.ciencia-id | 1B1C-88B5-75C4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3781-8108 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4352-7614 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7343-6444 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4658-6281 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55849544400 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834296 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | fb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica.pdf
- Size:
- 610.18 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: