Repository logo
 
Publication

A construção da conexão e confiança no Pas de Deux: estratégias para o desenvolvimento técnico e artístico na aula de técnica de dança clássica – com os alunos do 6.º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorAmorim, Vera
dc.contributor.authorNeves da Silva, Carlos
dc.date.accessioned2025-12-03T11:33:33Z
dc.date.available2025-12-03T11:33:33Z
dc.date.issued2025-11-14
dc.date.submitted2025-12-03
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
dc.description.abstractEste relatório final de estágio tem como intuito a lecionação, no ano letivo 2024/2025, da disciplina de Pas de Deux, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional. Este estágio direcionou-se para estudantes do 6º ano do ensino integrado, isto é 10º ano do ensino regular, com idades compreendidas entre os 14-15 anos. O intuito desta investigação é o melhorar da execução técnica e artística dos estudantes, através do desenvolvimento e melhoria dos elementos de dança em contexto de aula, a partir de exercícios complementares. A ideia é a de envolver todos os saberes inerentes à interdisciplinaridade que neste caso específico engloba ter adquirido e integrar saberes de outras disciplinas tão necessárias para que o bailarino clássico tenha um desempenho artístico adequado. Para valorizar a formação e a performance do bailarino deve integrar na sua prática musicalidade, dramatismo e conhecimento anatómico do seu corpo tal como dos seus pares. A inserção de exercícios complementares visa não apenas fortalecer aspetos físicos, mas também promover valores como confiança, respeito e integração entre pares. A importância do reforço da condição física, será também um foco no contexto deste estágio devido à importância da estrutura musculoesquelética na prevenção de lesões, na manutenção e controlo da forma e estética, bem como a do respetivo par. Este reforço na condição física resultará a curto, médio e longo prazo numa melhor postura, autoconfiança, capacidade técnica e estabilidade principalmente ao nível das articulações. Deste, modo pretende-se que o bailarino reforce as suas capacidades físicas e entenda que pode de uma forma mais abrangente e holística, reforçar todas as vertentes que compõem um excelente desempenho. Também através da transdisciplinaridade se pretende que o bailarino entenda que deve integrar modos e metodologia transversais a outras áreas, utilizando-os na componente do movimento com conhecimentos e expressividade que vão para além de cada disciplina. A metodologia aplicada foi a de investigação-ação, recorrendo-se a diários de bordo com tabelas de observação e vídeo como instrumentos de recolha de dados. Após o período de trabalho de campo no estágio, irão ser apresentados os resultados adquiridos e as consequentes reflexões e conclusões do mesmo.por
dc.description.abstractAbstract - This project aims at the teaching, in the academic year 2024/2025, of the discipline of Pas de Deux at the Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional. This internship is directed towards students of the 6th year of the integrated program, corresponding to the 10th year of regular education, aged between 14 and 15. The purpose of this research is to improve students’ technical and artistic performance through the development and refinement of dance elements in the classroom, by means of complementary exercises. The intention is to integrate all the knowledge inherent to interdisciplinarity which, in this specific case, involves acquiring and combining skills from other disciplines that are essential for the classical dancer to achieve an adequate artistic performance. In order to enhance both the training and performance of the dancer, practice must integrate musicality, dramatic expression, and anatomical knowledge of one’s own body as well as that of one’s partner. The inclusion of complementary exercises is intended not only to strengthen physical aspects, but also to promote values such as trust, respect, and peer integration. The reinforcement of physical conditioning will also be a central focus of this internship, given the importance of the musculoskeletal structure in injury prevention, in maintaining and controlling form and aesthetics, as well as that of one’s partner. This reinforcement of physical condition will result, in the short, medium, and long term, in improved posture, self-confidence, technical ability, and stability, particularly at the level of the joints. Thus, the dancer is expected to strengthen physical capacities and understand that, in a broader and more holistic way, all aspects that shape excellent performance can be reinforced. Through transdisciplinarity, it is also intended that the dancer understands the importance of integrating approaches and methodologies from other areas, applying them in movement with knowledge and expressiveness that go beyond the scope of each discipline. The methodology applied is action research, using logbooks with observation charts and video recordings as data collection instruments. After the period of fieldwork in the internship, the results obtained will be presented, along with the corresponding reflections and conclusionpor
dc.identifier.tid204056322
dc.identifier.tid204056322
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22301
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectPas de Deux
dc.subjectTécnica de dança clássica
dc.subjectDesenvolvimento técnico-artístico
dc.subjectInterdisciplinaridade e transdisciplinaridade
dc.subjectClassical dance technique
dc.subjectTechnical-artistic development
dc.subjectInterdisciplinarity
dc.subjectTransdisciplinarity
dc.titleA construção da conexão e confiança no Pas de Deux: estratégias para o desenvolvimento técnico e artístico na aula de técnica de dança clássica – com os alunos do 6.º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameGrau de Mestre em Ensino de Dança

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final de Estágio Carlos Silva.pdf
Size:
1.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: