Repository logo
 
Publication

Análise do contributo das acessibilidades rodoviárias para o desenvolvimento regional: o caso da Nut II do Centro

dc.contributor.advisorCarvalheira, Carmen de Jesus Geraldo
dc.contributor.advisorFontes, Maria João de Moreira
dc.contributor.authorSilva, Pedro Miguel Luís da
dc.date.accessioned2016-06-22T11:28:17Z
dc.date.available2016-06-22T11:28:17Z
dc.date.issued2016-01-27
dc.descriptionTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em Vias de Comunicação e Transportes
dc.description.abstractNa generalidade todos temos a perceção de que a acessibilidade em geral e as infraestruturas em particular são uma forma de desenvolvimento dos territórios. A nível dos estados da UEforam implementados vários programas com o apoio de fundos comunitários de modo a que as disparidades entre regiões fossem reduzidas e que houvesse uma maior promoção da coesão económica e social. Neste trabalho foi escolhido uma região de Portugal Continental, nomeadamente a NUT II Centro, para se analisar e perceber quão a acessibilidade rodoviária é fator primordial de desenvolvimento regional. Para o desenvolvimento deste trabalho elaborou-se uma base de dados socioeconómicos e de acessibilidade que integram posteriormente uma Análise de Autocorrelação Territorial, na qual o objetivo é a produção de evidências estatísticas de forma a perceber-se o contributo da acessibilidade no desenvolvimento. A Análise de Autocorrelação Territorial permite avaliar o comportamento territorial de determinada variável, ou seja, onde ela forma grupos de entidades geográficas com características semelhantes e próximos ou vizinhos (clusters) e onde forma entidades geográficas isoladas (outliers). Posteriormente efetuaram-se análises de regressão territorial para a verificação de como as variáveis estão relacionadas de alguma forma, ou seja, como determinadas variáveis (variáveis independentes – tipo variáveis de acessibilidade e de controlo) influenciam/mudam o comportamento de outra variável (variável dependente – tipo variável de desenvolvimento). As conclusões principais a que se podem chegar no fim deste trabalho são de que, embora a acessibilidade seja um fator que pesa para o desenvolvimento regional, neste caso o desenvolvimento económico, social e sustentável da NUT II do Centro não é o primordial. Os indicadores de acessibilidade estudados não tiveram grande impacto no aumento desse desenvolvimento, verificando-se as assimetrias entre o litoral e o interior.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Generally all have the perception that accessibility in general and the transport infrastructure in particularly are fundamental to the development of regions. At the EU states several programs were implemented with the support of EU funds so that differences between regions are reduced and there was a further promotion of economic and social cohesion. In this work one of Portugal region was chosen, namely NUT II Centre, to analyze and understand how road accessibility is a key factor of regional development. To develop this work was drawn up a basic socio-economic data and accessibility to later integrate an Spatial Autocorrelation Analysis, in which the aim is to produce statistical evidence in order to understand is the contribution of accessibility in development. The Spatial Autocorrelation Analysis allows evaluating the territorial behavior of certain variable, i.e., where it forms groups of geographical entities with similar characteristics and close or neighbors (clusters) and where so isolated geographical entities (outliers). Subsequently effected up Spatial Regression Analysis to check how the variables are related in some form, i.e. as certain variables (independent variables - type accessibility variables and control variables) affect/change the other variable behavior (dependent variable - variable type of development). The main conclusions that can be drawn at the end of this work are that while accessibility is a factor that weighs on regional development in this case the economic, social and sustainable development of NUTII Center, is not the primary. Accessibility indicators studied had no major impact on the increase of this development, verifying the asymmetries between the littoral and the interior.en
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Miguel Luís da - Análise do contributo das acessibilidades rodoviárias para o desenvolvimento regional: o caso da Nut II do Centro. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2016. Dissertação de mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid201215047
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6241
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.subjectAcessibilidadept_PT
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectAnálise territorialpt_PT
dc.subjectSpatial analysisen
dc.subjectAutocorrelação territorialpt_PT
dc.subjectSpatial autocorrelationen
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_PT
dc.subjectRegional developmenten
dc.subjectNUT II Centropt_PT
dc.titleAnálise do contributo das acessibilidades rodoviárias para o desenvolvimento regional: o caso da Nut II do Centropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertacao.pdf
Size:
3.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: