Publication
Raciocínio quantitativo aditivo de alunos de 2.º ano: a importância das representações
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida | |
dc.contributor.author | Serrazina, Maria De Lurdes | |
dc.date.accessioned | 2015-10-29T14:16:02Z | |
dc.date.available | 2015-10-29T14:16:02Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, pretendemos identificar tipos de representação usados pelos alunos na resolução de duas tarefas que apresentam problemas de transformação, e através da sua análise, discutir o seu papel bem como alguns dos aspetos do raciocínio quantitativo aditivo dos alunos. Começando por discutir o que se entende por raciocínio quantitativo aditivo e por representação matemática, apresentamos depois alguns resultados empíricos no contexto de uma experiência de ensino desenvolvida numa escola pública. Os resultados evidenciam a complexidade inerente ao raciocínio inversivo presente nas duas situações propostas aos alunos. A maioria dos alunos utiliza preferencialmente a representação simbólica, recorrendo também à linguagem oral e escrita como forma de exprimir o significado atribuído às suas resoluções. A representação icónica foi usada apenas por um par de alunos, parecendo ter sido utilizada numa situação inicial de incompreensão do problema, e após registos simbólicos iniciais apagados pelos alunos em causa. O uso da linha numérica vazia e a disposição tabelar constituíram modelos de pensar auxiliando a lidar com a transformação inversa. As representações assumiram um duplo papel, o de serem meios de compreensão do raciocínio dos alunos, e também suportes do desenvolvimento do seu pensamento matemático. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rodrigues, M., & Serrazina, L. (2015). Raciocínio quantitativo aditivo de alunos de 2.º ano: A importância das representações. Investigação em Educação Matemática 2015: Representações Matemáticas, 149-163. ISSN: 2182-0023 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-0023 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/5305 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | GD1 – As representações e a aprendizagem matemática | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Representações matemáticas | pt_PT |
dc.subject | Problemas de transformação | pt_PT |
dc.subject | Raciocínio quantitativo aditivo | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem matemática | pt_PT |
dc.title | Raciocínio quantitativo aditivo de alunos de 2.º ano: a importância das representações | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 163 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 149 | pt_PT |
person.familyName | Rodrigues | |
person.familyName | Serrazina | |
person.givenName | Margarida | |
person.givenName | Maria de Lurdes | |
person.identifier | 1782812 | |
person.identifier.ciencia-id | 1B1C-88B5-75C4 | |
person.identifier.ciencia-id | D91D-9562-DA46 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4658-6281 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3781-8108 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834296 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55849544400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 | |
relation.isAuthorOfPublication | fb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Raciocínio quantitativo aditivo de alunos de 2.º ano.pdf
- Size:
- 476.82 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: