Repository logo
 
Publication

Raciocínio quantitativo aditivo de alunos de 2.º ano: a importância das representações

dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.date.accessioned2015-10-29T14:16:02Z
dc.date.available2015-10-29T14:16:02Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNeste artigo, pretendemos identificar tipos de representação usados pelos alunos na resolução de duas tarefas que apresentam problemas de transformação, e através da sua análise, discutir o seu papel bem como alguns dos aspetos do raciocínio quantitativo aditivo dos alunos. Começando por discutir o que se entende por raciocínio quantitativo aditivo e por representação matemática, apresentamos depois alguns resultados empíricos no contexto de uma experiência de ensino desenvolvida numa escola pública. Os resultados evidenciam a complexidade inerente ao raciocínio inversivo presente nas duas situações propostas aos alunos. A maioria dos alunos utiliza preferencialmente a representação simbólica, recorrendo também à linguagem oral e escrita como forma de exprimir o significado atribuído às suas resoluções. A representação icónica foi usada apenas por um par de alunos, parecendo ter sido utilizada numa situação inicial de incompreensão do problema, e após registos simbólicos iniciais apagados pelos alunos em causa. O uso da linha numérica vazia e a disposição tabelar constituíram modelos de pensar auxiliando a lidar com a transformação inversa. As representações assumiram um duplo papel, o de serem meios de compreensão do raciocínio dos alunos, e também suportes do desenvolvimento do seu pensamento matemático.pt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, M., & Serrazina, L. (2015). Raciocínio quantitativo aditivo de alunos de 2.º ano: A importância das representações. Investigação em Educação Matemática 2015: Representações Matemáticas, 149-163. ISSN: 2182-0023pt_PT
dc.identifier.issn2182-0023
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5305
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherGD1 – As representações e a aprendizagem matemáticapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRepresentações matemáticaspt_PT
dc.subjectProblemas de transformaçãopt_PT
dc.subjectRaciocínio quantitativo aditivopt_PT
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_PT
dc.titleRaciocínio quantitativo aditivo de alunos de 2.º ano: a importância das representaçõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage163pt_PT
oaire.citation.startPage149pt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameSerrazina
person.givenNameMargarida
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id57202834296
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Raciocínio quantitativo aditivo de alunos de 2.º ano.pdf
Size:
476.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections