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As Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislatura

dc.contributor.advisorPereira, Sandra Cristina Martinspt_PT
dc.contributor.authorLopes, Rafael Humberto Pinheiro
dc.date.accessioned2021-06-25T09:06:25Z
dc.date.available2021-06-25T09:06:25Z
dc.date.issued2021-05-19
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação procura entender qual o papel que a comunicação digital poderá ter representado na emergência de novos partidos políticos, no âmbito do recente processo eleitoral que em 2019 levou três organizações políticas de curta história a obter assento na Assembleia da República Portuguesa na mesma legislatura. Enquadrando esta temática no campo disciplinar das Relações Públicas na Política, procura-se apurar a aplicação de princípios e de objetivos de RP nas práticas destas entidades, que se prendem com a gestão de relacionamentos mutuamente benéficos e o recurso a ferramentas digitais como uma ponte de compreensão e colaboração entre uma organização política e os seus stakeholders. Com a massificação do uso da internet e das redes sociais, cabe às Relações Públicas apurarem quais as melhores práticas no uso das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à esfera política. Esta temática prende-se ainda com a necessidade de desenvolvimento e consolidação conceptual da disciplina das RP na Política e da monitorização de outcomes no âmbito da comunicação digital. A metodologia seguida tem um caráter misto assente na condução de entrevistas semi estruturadas aos assessores de comunicação dos partidos e uma análise quantitativa das suas publicações na rede social Facebook durante o período de campanha eleitoral antecedente às eleições legislativas de 2019.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present research work seeks to understand the role that digital communication may have played in the emergence of new political parties, in the context of the recent electoral process that in 2019 led three short-lived political organizations to obtain a seat in the Assembly of the Portuguese Republic in the same time legislature. Framing this theme in the disciplinary field of Public Relations in Politics, we seek to ascertain the application of PR principles and objectives in the practices of these entities, which are related to the management of mutually beneficial relationships and the use of digital tools as a bridge of understanding and collaboration between a political organization and its stakeholders. With the widespread use of the internet and social networks, it is up to Public Relations professionals to determine the best practices in the use of information and communication technologies applied to the political sphere. This theme is also related to the need for the development and conceptual consolidation of the Political PR discipline and the monitorization of outcomes in the scope of digital communication. The methodology followed has a mixed nature based on the conduction of semi-structured interviews with the parties' communication advisors and a quantitative analysis of their publications on Facebook during the electoral campaign period that preceded the 2019 legislative elections.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLopes, R.H.P. (2021). As Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislatura. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/13484pt_PT
dc.identifier.tid202734749pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13484
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicas na políticapt_PT
dc.subjectRelações públicas digitaispt_PT
dc.subjectComunicação políticapt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectPartidos políticospt_PT
dc.subjectPolitical public relationspt_PT
dc.subjectDigital public relationspt_PT
dc.subjectPolitical communicationpt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectPolitical partiespt_PT
dc.titleAs Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislaturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleAs Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislaturapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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Dissertação - Rafael Lopes - As Redes Sociais Como Plataforma Para Os Outsiders Políticos - Uma Inves.pdf
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