Publication
O contributo das metodologias ativas na motivação dos alunos para a aprendizagem em português e história e geografia de Portugal no 2.° Ciclo do Ensino Básico: um estudo em duas turmas de 6.° ano
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Gama, Ana | |
dc.contributor.author | Costa, Daniela Alexandra Gomes da | |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:22Z | |
dc.date.available | 2025-09-01T10:28:22Z | |
dc.date.issued | 2025-07-15 | |
dc.date.submitted | 2025-07-07 | |
dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
dc.description.abstract | O presente relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no último semestre do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. A prática desta Unidade Curricular concretiza-se com a realização de dois estágios, sendo um destes no 1.º Ciclo e outro no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e com a realização de um trabalho de investigação sobre uma problemática que emerge a partir das práticas desenvolvidas. A investigação foi realizada no 2.º CEB e tem como ponto de partida a seguinte problemática: Qual o contributo das metodologias ativas na motivação dos alunos para a aprendizagem de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB?. A partir desta, foram definidos três objetivos de investigação: (i) Compreender o contributo das metodologias ativas mobilizadas nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal para a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos; (ii) Analisar a relação entre as metodologias ativas adotadas e a evolução da motivação dos alunos; (iii) Conhecer as perceções dos alunos sobre o papel das metodologias ativas na sua motivação para a aprendizagem. Este estudo segue uma abordagem qualitativa e quantitativa (mista), tendo sido aplicados questionários aos alunos (inicial e final), realizada a observação participante das sessões, focus group aos alunos e entrevistas semiestruturadas aos professores cooperantes. Para analisar os dados qualitativos foi utilizada a análise de conteúdo categorial e para os dados quantitativos a análise estatística. Os resultados permitem concluir que as metodologias ativas: contribuíram para um desenvolvimento significativo da motivação intrínseca e um aumento menos significativo da motivação extrínseca; permitiram uma evolução progressiva da motivação para a aprendizagem nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal; e tiveram influência na forma como os alunos percecionaram a aprendizagem, atribuindo-lhe um maior significado, com mais autonomia e um maior sentimento de pertença ao grupo. | por |
dc.description.abstract | This final report is carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, part of the final semester of the Master’s Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, at the Escola Superior de Educação de Lisboa. This unit includes two supervised teaching internships, one in the 1st Cycle and the other in the 2nd Cycle of Basic Education, as well as an investigative project addressing a problem that emerged from the practices developed. The research was conducted in the 2nd Cycle of Basic Education and stems from the following central question: What is the contribution of active learning methodologies to students’ motivation for learning Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education? Based on this, three research goals were defined: (i) To understand the contribution of the active methodologies used in the subjects of Portuguese and History and Geography of Portugal to students’ intrinsic and extrinsic motivation; (ii) To analyse the relationship between the active methodologies adopted and the evolution of students’ motivation; (iii) To explore students’ perceptions of the role of active learning methodologies in their motivation to learn. A mixed-methods approach was adopted, involving the application of initial and final questionnaires to students, participant observation of the sessions, a focus group with students, and semi-structured interviews with cooperating teachers. Categorical content analysis was used for the qualitative data and statistical analysis for the quantitative data. The results suggest that active learning methodologies contributed to a significant development of intrinsic motivation and a less significant increase in extrinsic motivation. They also promoted a progressive evolution of students’ motivation for learning in the subjects of Portuguese and History and Geography of Portugal, and influenced the way students perceived learning, attributing more meaning to it, experiencing greater autonomy, and developing a stronger sense of belonging to the group. | eng |
dc.identifier.citation | Costa, D. A. G. (2024). O contributo das metodologias ativas na motivação dos alunos para a aprendizagem em português e história e geografia de Portugal no 2.° Ciclo do Ensino Básico: um estudo em duas turmas de 6.° ano [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/22072 | |
dc.identifier.tid | 203981448 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/22072 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
dc.subject | Metodologias ativas de aprendizagem | |
dc.subject | Motivação para a aprendizagem | |
dc.subject | Português | |
dc.subject | História e Geografia de Portugal | |
dc.subject | 2nd Cycle of Basic Education | |
dc.subject | Active learning methodologies | |
dc.subject | Learning motivation | |
dc.subject | Portuguese | |
dc.subject | History and Geography of Portugal | |
dc.title | O contributo das metodologias ativas na motivação dos alunos para a aprendizagem em português e história e geografia de Portugal no 2.° Ciclo do Ensino Básico: um estudo em duas turmas de 6.° ano | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |