Repository logo
 
Publication

A Educação Física e a Dança: uma abordagem estética do Desporto na área da Composição Coreográfica

dc.contributor.authorMarques, Ana Silva
dc.contributor.authorTeixeira, Bárbara
dc.date.accessioned2020-07-16T08:28:30Z
dc.date.available2020-07-16T08:28:30Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractConsideramos que a sensibilidade estética pode servir de base para a avaliação de situações na medida em que, sentindo-se a si e aos outros, cada um poderá tornar-se sujeito das suas decisões, expressões e ações em relação a um coletivo. A dança, como elemento pertencente à cultura de movimento e enquanto arte, desenvolvida a partir das sensações, perceções e emoções dos alunos, pode ser compreendida como um processo de autoconhecimento, conhecimento do mundo e suas complexas relações, configurando-se como um fenómeno histórico-social de caráter educativo, que promove o desenvolvimento de qualidades técnicas, artísticas e estéticas, de competências físicas e das capacidades expressivas e criativas. E o desporto? Qual a sua importância no desenvolvimento estético dos nossos alunos? Poderá a formação para a sensibilidade estética em relação a um determinado movimento desportivo, contribuir para o desenvolvimento de um processo criativo em dança? Neste sentido, na sequência do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança (ESD), concretizou-se um Estágio de cariz profissional, desenvolvido na área de Composição Coreográfica, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea II, no 5º ano do Ensino Vocacional de Dança da Academia de Música de Vilar do Paraíso, no ano letivo de 2014/15. Os objetivos partiram da abordagem estética desportiva como temática e orientação metodológica e as especificidades técnicas e táticas para o desenvolvimento de um trabalho de Composição Coreográfica. A exploração da metodologia da área desportiva permitiu dar a conhecer aos alunos de dança novos conhecimentos, novas possibilidades de movimento, novas formas, novas perspetivas, possibilitando a exploração das competências específicas da área de composição, a partir de novos estímulos específicos das modalidades desportivas: Futebol, Basquetebol e Atletismo.pt_PT
dc.description.abstractWe consider that the aesthetic sensibility can form a basis for evaluating situations as, feeling yourself and others, each can become subject of their decisions, expressions and actions regarding a collective. Dance, as an element belonging to the movement culture and as art, developed from the feelings, perceptions and emotions of students, can be understood as a process of self-knowledge, knowledge of the world and their complex relationships, configured as a historical and social phenomenon with educational character, which promotes the development of technical, artistic and aesthetic qualities, physical skills and expressive and creative abilities. And sport? How important is the aesthetic development of our students? Can the training of aesthetic sensibility of a particular sports movement, contribute to the development of a creative dance process? In this sense, following the Masters Course in Dance Teacher Training of Lisbon Higher Dance School, it was developed a professional oriented internship in Choreographic Composition area, in the subject ―Contemporary Dance Technique II‖, in the 5th year of the Vocational Education Dance in Academia de Música de Vilar do Paraíso, in the year of 2014/15. The goals had the approach of sport aesthetics as thematic and methodological orientation and their technical and tactical specifics as starting points for the development of a choreographic composition work. The exploitation of the sports area methodology allowed dance students the acquaintance of new knowledge, new movement possibilities, new perspectives, enabling the exploration of composition area specific skills, from new stimuli specific to sports: Football, Basketball and Athletics.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMarques, A., Teixeira, B. (2016) A Educação Física e a Dança: uma abordagem estética do Desporto na área da Composição Coreográfica in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (137-148) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-7-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12045
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_enc.cied_web.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectComposição coreográficapt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectEstética desportivapt_PT
dc.subjectDancept_PT
dc.subjectChoreographic compositionpt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectSports aestheticpt_PT
dc.titleA Educação Física e a Dança: uma abordagem estética do Desporto na área da Composição Coreográficapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage148pt_PT
oaire.citation.startPage137pt_PT
oaire.citation.titleAtas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educaçãopt_PT
person.familyNameMarques
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id7819-A1FD-4268
person.identifier.orcid0000-0003-3875-7255
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2e97132f-6075-4fb1-9c8f-e0f3b9ab4e23
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2e97132f-6075-4fb1-9c8f-e0f3b9ab4e23

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Educação Física e a Dançaatas_vii_enc.cied.pdf
Size:
259.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections