Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos)

dc.contributor.advisorVital, Clélia
dc.contributor.authorZupancic, Ajda
dc.date.accessioned2017-11-17T12:14:36Z
dc.date.available2017-11-17T12:14:36Z
dc.date.issued2016-10
dc.descriptionMestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I - Prática Pedagógica O documento presente incide sobre a Prática Pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Escola Superior de Música de Lisboa, que teve lugar no Conservatório de Música Dom Dinis, em Odivelas. Engloba a descrição do trabalho pedagógico desenvolvido ao longo de um ano lectivo, com três alunos de diferentes fases da aprendizagem de violoncelo, as devidas caracterizações dos participantes e da própria escola, na qual decorreu. A análise crítica da experiência desenvolvida visa debruçar-se sobre os problemas encontrados e melhorar as práticas pedagógicas futuras.pt_PT
dc.description.abstractResumo II - Investigação A investigação aqui apresentada, procurou desenvolver uma proposta metodológica para a abordagem da afinação no ensino do violoncelo. A metodologia utilizada foi de Investigação-Acção, na sua modalidade prática de exploração reflexiva. A preliminar pesquisa bibliográfica permitiu reunir as principais componentes do desenvolvimento da afinação ao longo do Curso da Iniciação, do Curso básico e do secundário. Nesta base foram resumidas as principais estratégias auxiliares e correctivas no seu desenvolvimento. A sua implantação decorreu no contexto da metodologia da observação no período de um ano lectivo. Da triangulação das notas de campo com as respostas obtidas nas entrevistas realizadas aos alunos em observação, foram retiradas conclusões importantes acerca da eficácia do método e das suas limitações. Apesar da complexidade do problema e da morosidade das suas correcções, o estudo confirmou a eficácia dos métodos escolhidos. Uma aprofundada compreensão da problemática e das possíveis abordagens pode ser uma grande ajuda para os professores nas suas práticas pedagógicas e para os alunos no desenvolvimento da sua auto-regulação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - Pedagogical Practice The present document focuses on the pedagogical practice realized within the scope of a Master’s Degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa, which took place at the Conservatório de Música Dom Dinis in Odivelas. It consists of descriptions of the pedagogical work developed during one school year with three cello students at different learning phases, the characteristics of the participants and of the school in which it took place. The critical analysis of the experience developed aims to examine the problems encountered and improve future pedagogical practice.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - Investigation The investigation presented here seeks to develop a proposal for a methodology to approach tuning in the teaching of the cello. The methodology used was action research, a practical form of reflective exploration. Preliminary bibliographical research brought together the main components of intonation development during the 1st, 2nd and 3rd cycle of the Basic Course and during the Secondary level. On this basis, the main auxiliary and corrective strategies in its development were summarized. Implementation took place within the context of the participant observation methodology approach during a period of one academic year. Through the triangulation of field notes with the responses obtained in interviews conducted with the students under observation, important conclusions were drawn about the effectiveness of the method and its limitations. Despite the complexity of the problem and the slowness of its correction, the study confirmed the efficacy of the methods chosen. A thorough understanding of the issues and of possible approaches (to their resolution) can be of great help to teachers with their teaching and to students in the development of self-regulation.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201706598
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7546
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectAfinaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem do violoncelopt_PT
dc.subjectEstratégias de ensinopt_PT
dc.subjectCompetências auditivaspt_PT
dc.subjectIntonationpt_PT
dc.subjectCello learningpt_PT
dc.subjectTeaching strategiespt_PT
dc.subjectAural skillspt_PT
dc.titleRelatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleRelatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos)pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio Ajda Zupancic.pdf
Size:
4.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: