Repository logo
 
Publication

A responsabilidade social na estratégia das empresas: o caso das startups sociais

dc.contributor.advisorMartins, José Moleiro
dc.contributor.authorJúnior, Patrícia Juliana Miguel
dc.date.accessioned2021-02-03T19:29:28Z
dc.date.available2021-02-03T19:29:28Z
dc.date.issued2019-06
dc.descriptionMestrado em Gestão e Empreendedorismopt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação, elaborada no âmbito do Mestrado em Gestão e Empreendedorismo, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, aborda a influência da responsabilidade social na estratégia das startups sociais. Partindo-se da evolução da responsabilidade social para a responsabilidade social estratégica e posteriormente do empreendedorismo social e dimensões associadas, procurou-se compreender até que ponto os conceitos estavam relacionados. Dos dois conceitos surge responsabilidade social empresarial e do empreendedorismo social surge o Empreendedorismo Social Empresarial, um processo que visa capacitar os negócios a desenvolver atividades mais avançadas e eficientes de responsabilidade social (Austin & Reficco, 2009). Foi adotada a metodologia de estudo de caso múltiplos, tendo sido analisadas 3 startups sociais. Concluiu-se que a responsabilidade social ao longo dos anos colocou em destaque os problemas sociais e as startups sociais transformaram ideias para sua resolução, em produtos e serviços e que as mesmas apostam em iniciativas de responsabilidade social.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation, elaborated in scope of the Master in Management and Entrepreneurship, of the Higher Institute of Accounting and Administration of Lisbon, addresses the influence of social responsibility on the strategy of social startups. Starting from the evolution of social responsibility to strategic social responsibility and later from social entrepreneurship and associated dimensions, it was sought to understand to what extent the concepts were related. Of the two concepts, corporate social responsibility and social entrepreneurship, emerge the Corporate Social Entrepreneurship, a process that aims to enable businesses to develop more advanced and efficient activities of social responsibility (Austin & Reficco, 2009). The methodology of multiple case study was adopted, and 3 social startups were analyzed. It was concluded that social responsibility over the years has highlighted social problems and social startups have transformed ideas for solving them in products and services, and beside that they focus on social responsibility initiatives.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12774
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectResponsabilidade socialpt_PT
dc.subjectResponsabilidade social estratégicapt_PT
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_PT
dc.subjectStartup socialpt_PT
dc.subjectSocial responsibilitypt_PT
dc.subjectStrategic social responsibilitypt_PT
dc.subjectSocial entrepreneurshippt_PT
dc.subjectSocial startuppt_PT
dc.titleA responsabilidade social na estratégia das empresas: o caso das startups sociaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceISCALpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertaá∆o Resp. Social (VF) - Patr°cia J£nior .pdf
Size:
982.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format