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Construção de obras de arte de médio vão através do método construtivo de viga de lançamento (V.L.)

dc.contributor.authorDias, Ricardo Alexandre de Sousa
dc.date.accessioned2011-11-25T16:09:33Z
dc.date.available2011-11-25T16:09:33Z
dc.date.issued2010-09
dc.description.abstractO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado no curso de Engenharia Civil, perfil de Estruturas, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Desta forma, foi realizado um estágio na empresa Opway – Engenharia, com a duração de 16 semanas, com integração na Direcção Técnica e de Inovação desempenhando as funções de análise e acompanhamento de obras de arte especiais de médio vão. Pretende-se demonstrar, neste relatório, a grande especificidade deste tipo de construções quer ao nível do Dimensionamento como ao nível da Construção. Ao nível do processo de Dimensionamento são apresentados dois capítulos, um relativo ao projecto de alterações de uma Viga de Lançamento e outro relativo ao projecto de execução de um viaduto construído através deste tipo de cimbres. Desta forma, o Capítulo 2 aborda os principais factores a ter em consideração num caso de adaptação de um cimbre deste tipo, utilizado anteriormente num determinado tabuleiro, para um novo tabuleiro a realizar, com características necessariamente diferentes. Por sua vez, o Capítulo 5 prende-se com uma análise e descrição de um projecto de execução de um tabuleiro de um viaduto construído por este método construtivo. No âmbito de Construção, o Capítulo 3 aborda o método de funcionamento deste tipo de cimbres desde que chega ao local da empreitada, até à sua saída. O Capítulo 4 consiste numa avaliação de soluções para a construção de um tabuleiro, onde a solução inicial consistia na construção por avanços sucessivos enquanto que a solução variante, (adoptada), consiste na construção por lançamento incremental. Neste capítulo está demonstrada a variação de quantidades de materiais entre as duas soluções e consequentemente a sua tradução em valores monetários. Os casos de estudo, que serviram como base de trabalho, ao nível do acompanhamento da construção foram, o Viaduto ferroviário de alta velocidade “O Marco”, em Santiago de Compostela e o Viaduto sobre o Rio Águeda em Ciudad Rodrigo. Ao nível do aspecto de projecto, o caso em estudo foi do Viaduto sobre a Ribeira de Zacarias (V3), integrado na subconcessão do Douro Interior, Alfândega da Fé. Este relatório resulta da análise de documentos relativos aos diferentes tipos de projecto mencionados como também da oportunidade de realização de acompanhamento da construção deste tipo de obras de arte.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/621
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectViadutopor
dc.subjectPré-esforçopor
dc.subjectCimbrepor
dc.subjectBetonagempor
dc.subjectVigapor
dc.subjectPilarespor
dc.subjectTabuleiropor
dc.subjectCofragempor
dc.subjectVigas caixãopor
dc.subjectViga de lançamentopor
dc.subjectDimensionamentopor
dc.subjectAcçõespor
dc.subjectModelo de cálculopor
dc.subjectEstados limitepor
dc.subjectPórtico de Suspensãopor
dc.subjectConsolas de suportepor
dc.titleConstrução de obras de arte de médio vão através do método construtivo de viga de lançamento (V.L.)por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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