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O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo: a interação dos agentes educativos

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“O papel do educador no envolvimento das famílias no contexto educativo/ A interação dos agentes educativos”, dá título ao relatório que descreve, analisa, avalia e fundamenta a prática pedagógica nos contextos de creche e jardim-de-infância. Durante o mês de janeiro, a Prática Profissional Supervisionada em creche decorreu numa instituição privada, com um grupo de crianças com idades entre os 14 e os 21 meses de idade. Em jardim-de-infância o período de intervenção foi de fevereiro a maio, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com um grupo de crianças com idades entre os três e os cinco anos de idade. Quanto à organização do documento, este é constituído por três capítulos. O primeiro caracteriza reflexivamente os dois contextos socioeducativos, o meio envolvente, o grupo de crianças, a equipa educativa, as famílias, as intenções educativas e os princípios orientadores, bem como os espaços e as rotinas. O segundo analisa, também reflexivamente, a intervenção, fundamentando as intenções para a prática e desenvolvendo a problemática. Neste último tópico é feita uma análise, explicitando a metodologia utilizada, compreendendo de que forma o educador participa no envolvimento das famílias no contexto educativo. Finalmente, no terceiro capítulo – considerações finais – é feito um balanço acerca de como a prática profissional contribuiu para a construção da minha identidade profissional.
Abstract "The educator's role of families implication in educational context / The educational agents interaction", titles the report that describes, analyzes, evaluates and justifies the pedagogical practice in the contexts of childcare and kindergarten. During the month of January, the Supervised Professional Practice in childcare, took place in a private institution, with a group of children aged between 14 and 21 months old. In garden-of-childhood the intervention period was from February to May, in a Private Institution of Social Solidarity, with a group of children aged between three and five years old. The organization of this document consists in three chapters. The first reflexively characterizes both social and educational contexts, the environment, the group of children, the educational team, the families, the educational intentions and the guiding lines as well as the spaces and routines. The second chapter analyzes also reflexively, the intervention, stating its intentions to the practice and developing the main issue. In this last topic is made an analysis, explaining the methodology, and understanding how the educator participates in family implication in the educational context. Finally, on third chapter - Final considerations - is made an assessment about how the professional practice contributed to the building of my professional identity.

Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar

Keywords

Envolvimento Participação Relação escola-família Papel do educador Implication Participation School-family relationship Role of educator

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