Repository logo
 
Publication

O papel do processo criativo do diretor de fotografia no filme: os casos de Christopher Doyle e Roger Deakins

dc.contributor.advisorRodrigues, José Manuel Cavaleiropt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Ianapt_PT
dc.contributor.authorVéstias, Marta Sofia Queijinho
dc.date.accessioned2022-01-20T13:10:49Z
dc.date.available2022-01-20T13:10:49Z
dc.date.issued2021-09-28
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.pt_PT
dc.description.abstractMesmo sendo a cinematografia há muito considerada uma componente fundamental do filme, o contributo do diretor de fotografia como principal responsável pela mesma tem sido secundarizado ao longo da História do Cinema. A teoria do autor, dominante durante várias décadas, conduziu a que fossem atribuídos ao realizador a maioria dos aspetos estilísticos do filme. Nos últimos anos, no entanto, o paradigma tem vindo a alterar-se e o cinema começa a ser percecionado como uma arte colaborativa. A presente dissertação pretende contribuir para um novo modelo a tomar lugar, em que se estuda o contributo dos diferentes artistas no filme. Propõe-se assim a analisar diferentes formas de trabalhar de diretores de fotografia, de modo a compreender os contornos em que o processo criativo do diretor de fotografia pode contribuir para o filme. O estudo é realizado com recurso aos casos de Christopher Doyle e de Roger Deakins.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Even though cinematography has long been considered a fundamental component of the film, the contribution of the director of photography as the main responsible for it has been neglected throughout the history of cinema. The author theory, dominant for several decades, led to most of the stylistic aspects of the film being attributed to the director. In recent years, however, the paradigm has been changing and cinema is beginning to be perceived as a collaborative art. This dissertation intends to contribute to a new model to take place, in which the contribution of different artists to the film is studied. Thus, it is proposed to analyze different ways of working of directors of photography, in order to understand the contours in which the creative process of the cinematographer can contribute to the film. The study is carried out using the cases of Christopher Doyle and Roger Deakins.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationVéstias, M.S.Q. (2021). O papel do processo criativo do diretor de fotografia no filme: Os casos de Christopher Doyle e Roger Deakins. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/14180pt_PT
dc.identifier.tid202888525pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14180
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDoyle, Christopher (1952- )pt_PT
dc.subjectDeakins, Roger (1949- )pt_PT
dc.subjectCinematografiapt_PT
dc.subjectDiretor de fotografiapt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectCinematographyen
dc.subjectCinematographeren
dc.subjectDirector of photographyen
dc.titleO papel do processo criativo do diretor de fotografia no filme: os casos de Christopher Doyle e Roger Deakinspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleO papel do processo criativo do diretor de fotografia no filme: os casos de Christopher Doyle e Roger Deakinspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAudiovisual e Multimédiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação MAM junho 2021.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format