Publication
Contributo do iPad® para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais
dc.contributor.author | Santos, Carla | |
dc.contributor.author | Nunes, Clarisse | |
dc.date.accessioned | 2015-05-25T13:37:58Z | |
dc.date.available | 2015-05-25T13:37:58Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O estudo analisou o papel que o iPad® pode desempenhar no desenvolvimento de crianças com atraso global do desenvolvimento psicomotor (AGDPM), em contexto terapêutico. Neste sentido procurou explorar o potencial do iPad® para promover o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com AGDPM; descrever o modo como estas reagem à utilização do iPad® e conhecer as perspetivas de pais e profissionais face à utilização do iPad®. Participaram no estudo de caso nove crianças com AGDPM, com uma média de idade de 32 meses, nove pais e um profissional de terapia ocupacional. As crianças encontravam-se em período de intervenção em terapia ocupacional, num contexto hospitalar. Efetuaram-se entrevistas semidiretivas aos pais e ao terapeuta ocupacional para conhecer as suas opiniões, procedeu-se a pesquisa documental para caracterizar as crianças e a observações naturalistas para se caracterizar o envolvimento e atividade e participação das crianças com o iPad®. Os resultados evidenciam reações muito positivas por parte das crianças à utilização do iPad®, salientando-se os elevados níveis de envolvimento com o iPad® e de atividade e participação, mormente na dimensão «experiências sensoriais intencionais». Os pais e o profissional de saúde fizeram um balanço muito positivo da utilização do iPad® pelas crianças. Os resultados sugerem que a utilização do iPad® em contexto terapêutico poderá contribuir para o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com diagnóstico de AGDPM. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-95733-5-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/4593 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
dc.subject | Atividade | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Crianças com AGDPM | por |
dc.subject | Envolvimento | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | iPad | por |
dc.title | Contributo do iPad® para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 263 | por |
oaire.citation.startPage | 251 | por |
oaire.citation.title | Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
person.familyName | Alexandrino Nunes | |
person.givenName | Maria Clarisse | |
person.identifier.ciencia-id | 1714-308F-9C8C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6313-3439 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | bb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329 |