Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana Lucia_Alves_Pereira_Relatorio_PPS_II.pdf2.08 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório emerge da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, decorrido em contexto de Jardim de Infância com um grupo de 18 crianças de 5 anos de idade. Ao longo da prática, surgiram vários momentos no recreio que deram início à investigação realizada: após diversas observações, foi possível verificar que as crianças gostavam de se envolver em jogos tradicionais portugueses, como por exemplo, a apanhada, as escondidas, o macaquinho do chinês, as estátuas, entre outros. Assim, considerei pertinente realizar um estudo de caso de natureza qualitativa sobre os jogos tradicionais portugueses em contexto de Jardim de Infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças, tendo definido os seguintes objetivos da investigação, i) Conhecer e caracterizar os jogos tradicionais portugueses para a infância e ii) Analisar os contributos dos jogos tradicionais para o desenvolvimento holístico das crianças. Neste estudo, utilizei as seguintes técnicas de recolha de informação: i) a observação direta participante e não participante e ii) entrevistas semiestruturadas à equipa educativa e aos técnicos das atividades pedagógicas e extracurriculares do pré-escolar. Os instrumentos utilizados foram as notas de campo e as reflexões semanais que fui redigindo ao longo do estágio e os guiões das entrevistas realizadas. Foi possível concluir que o brincar a partir dos jogos tradicionais portugueses contribui significativamente para o desenvolvimento holístico das crianças, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento cognitivo, à comunicação oral, às habilidades manipulativas, à resolução de problemas e à estruturação da linguagem.
This report emerges from the Supervised Professional Practice (Module II), of the master’s degree in Pre-School Education at the Escola Superior de Educação de Lisboa, carried out in the context of kindergarten with a group of 18 5-year-old children. Throughout the practice, several moments arose in the playground that began the investigation carried out: after several observations, it was possible to verify that the children liked to get involved in traditional Portuguese games that remind me of my own childhood, for example, such as, for example, tag, hide and seek, the Chinese monkey, statues, among others. Therefore, I considered it pertinent to carry out a case study of a qualitative nature on traditional Portuguese games in the context of kindergarten: contributions to the holistic development of children, having defined the following research objectives, i) Knowing and characterizing traditional Portuguese games for childhood and ii) Analyze the contributions of traditional games to the holistic development of children. In this study, I used the following information collection techniques: i) direct participant and non-participant observation and ii) semi-structured interviews with the educational team and technicians from the preschool's pedagogical and extracurricular activities. The instruments used were field notes and weekly reflections that I wrote throughout the internship and the scripts for the interviews carried out. It was possible to conclude that playing traditional Portuguese games contributes significantly to the holistic development of children, particularly with regard to cognitive development, oral communication, manipulative skills, problem solving and language structuring.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Crianças Jardim de infância Jogos tradicionais portugueses Desenvolvimento holístico Children Kindergarten Traditional portuguese games Holistic development

Citation

Pereira, A. L. A. (2024). Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17883

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue