Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A inteligência artificial como orientação estratégica no desenvolvimento empreendedor das empresas: Um estudo aplicado às empresas a competir no mercado internacional

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A presente proposta de dissertação dedica-se à apresentação do tema selecionado na área da inteligência artificial como orientação estratégica no desenvolvimento empreendedor das empresas portuguesas, tendo como estudo aplicado às empresas a competir no mercado internacional. Na atualidade, as empresas deparam-se com um contexto empresarial em transformação, que abrange todos os setores de atividades, é caracterizado por altos níveis de competitividade e de incerteza no mercado, assim sendo, as empresas tal como as pessoas que nelas trabalham têm de se adaptar a novas realidades constantemente e inovar para conseguirem obter a máxima eficiência e vantagem competitiva. Noutra perspetiva, este aumento da competitividade entre empresas concebe só por si um fator importante para o desenvolvimento de um país, tornando a economia mais eficiente (Fontenele, 2012). Posto isto, esta investigação visa, assim, estudar como é que a IA pode ser um fator determinante e estratégico para o futuro do empreendedorismo, como também para o desenvolvimento de empresas portuguesas a competir no mercado internacional. Tem como intuito interligar a IA como aposta de futuro ao nível estratégico no empreendedorismo.
The present dissertation proposal is dedicated to the presentation of the selected theme in the area of artificial intelligence as a strategic orientation in the entrepreneurial development of Portuguese companies. This study is applied to companies competing in the international market. Nowadays, companies are faced with a changing business context, which covers all sectors of activities. This is characterized by high levels of competitiveness and uncertainty in the market. As such, companies, as well as the people who work in them, constantly must adapt to new realities and innovate to achieve maximum efficiency and competitive advantage. On the other hand, the increase of competitiveness between companies is in itself an important factor for the development of a country, making the economy more efficient (Fontenele,2012). Therefore, this research aims to study how AI can be a determining and strategic factor for the future of entrepreneurship, as well as for the development of Portuguese companies competing in the international market. It aims to interconnect AI as a bet for the future in entrepreneurshipstrategiclevel.

Description

Mestrado em Gestão e Empreendedorismo

Keywords

Inteligência Artificial Empreendedorismo Estratégia Competitividade Contexto empresarial Artificial Intelligence (AI) Entrepreneurship Strategy Competitiveness Business context

Citation

Barata, M. S. C. (2023) A inteligência artificial como orientação estratégica no desenvolvimento empreendedor das empresas: Um estudo aplicado às empresas a competir no mercado internacional. [Dissertação de mestrado, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17459

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License