Repository logo
 
Publication

O impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre professor, músico e estudante, no ensino vocacional da dança

dc.contributor.authorDuarte, Isabel
dc.contributor.authorGarcia, Vítor
dc.date.accessioned2020-06-16T11:04:15Z
dc.date.available2020-06-16T11:04:15Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionInserido no projecto O impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre professor, público e estudante, no ensino vocacional da dança
dc.description.abstractNo atual panorama da dança em que o bailarino tem vindo a assumir um papel diferente no processo criativo, tornando-se tecnicamente versátil, artisticamente criativo e ‘criativamente colaborativo’, este trabalho teve como objetivo investigar o impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre o professor, o músico e os estudantes. Como defende Burrows (2010) esta promoverá a consolidação das aprendizagens e dos processos criativos tão importantes na Dança do Século XXI. Com a proposta/objetivo de trabalhar o movimento na sua relação com a música, foi realizado um workshop dirigido a profissionais e estudantes de dança. A metodologia de investigação utilizada baseou-se nos princípios da Practice-led Research. A análise dos dados recolhidos indicia resultados muito positivos quanto à eficácia de esta prática pedagógica colaborativa, na consolidação do desenvolvimento das competências artísticas e técnicas decorrentes de uma maior consciência musical no contexto da formação em Dança.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2183-7481
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11854
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherConservatório - Escola Profissional das Artes da Madeirapt_PT
dc.relationIPL/2018/CORPOMUSIC_ESD
dc.relation.publisherversionhttps://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/138pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectPedagogia Colaborativapt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.titleO impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre professor, músico e estudante, no ensino vocacional da dançapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchalpt_PT
oaire.citation.endPagep. 31pt_PT
oaire.citation.issuen. 2pt_PT
oaire.citation.startPagep. 19pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educação Artísticapt_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
person.familyNameRatola Duarte
person.familyNameGarcia
person.givenNameIsabel Maria
person.givenNameVítor
person.identifier.ciencia-idF91D-3BB8-8BAB
person.identifier.orcid0000-0002-5690-8240
person.identifier.orcid0000-0002-2350-3204
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf55259e1-c1df-4cd7-8b5e-596742b8bf6e
relation.isAuthorOfPublicationf5f5abd3-29df-4028-81a8-963ab16ee746
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf5f5abd3-29df-4028-81a8-963ab16ee746

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
138-Texto Artigo-449-1-10-20200529 (1).pdf
Size:
199.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections