Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os indicadores de medida da qualidade dos produtos alimentares: óptica do consumidor

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1. Artigo Científico PDF.pdf423.09 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste estudo procurou-se identificar os principais indicadores intrínsecos e extrínsecos utilizados pelo consumidor na avaliação da qualidade, no acto da compra, de três categorias de alimentos: laranjas, iogurtes sólidos de aromas e café em saco (grão ou moído). Da elaboração de um caso prático exploratório e da análise efectuada produto a produto conclui-se que a percepção e a valorização da qualidade dos produtos em estudo são extremamente variáveis. Agregando os diferentes indicadores de qualidade, conclui-se, porém, que os consumidores utilizam essencialmente variáveis intrínsecas. Todavia, quando comparados todos os produtos (considerando apenas os atributos extrínsecos e comuns a todas as categorias), conclui-se que a cada categoria de produto estão relacionados factores diferentes.

Description

Keywords

Consumidores Qualidade Indicadores extrínsecos Indicadores intrínsecos Produtos alimentares

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CPIESCS

Collections

CC License