Repository logo
 
Publication

Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária na ESELx: Percurso, Formação e Investigação

dc.contributor.authorHortas, Maria João
dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.contributor.authorCampos, Joana
dc.contributor.authorSantos, Kátia
dc.date.accessioned2021-05-03T10:03:58Z
dc.date.available2021-05-03T10:03:58Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractAssistimos nas últimas décadas a um considerável percurso na institucionalização da Educação Social (ES) como campo científico e como área profissional. Neste artigo pretendemos analisar a ES a partir de quatro dimensões analíticas: i) identificar os principais marcos do percurso socio histórico da ES em Portugal, para compreender a reconfiguração dos seus pressupostos, dos perfis, dos papéis e das funções dos/as seus/as profissionais; ii) caracterizar a oferta formativa no ensino superior da ES em Portugal; iii) apresentar o Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (MESIC) da Escola Superior de Educação de Lisboa, nomeadamente o seu plano de estudos, as unidades curriculares que o constituem, o perfil dos seus/suas estudantes; e, iv) mapear a investigação produzida, entre 2017-2019 no MESIC, a partir dos trabalhos de projeto e dissertações finalizados, considerando as seguintes dimensões: âmbito da investigação ou intervenção; categorias em que se situa a investigação ou intervenção; natureza da intervenção, os públicos e os contextos; as metodologias desenvolvidas e os procedimentos éticos adotados. Da análise dos dados evidencia-se: a maior frequência pela opção por projetos de intervenção e a abertura e permeabilidade dos/as estudantes para a adoção de temáticas contextualizadas, plurais e interdisciplinares em ESIC, visível na diversidade de problemáticas que orientaram as suas pesquisas e intervenções.pt_PT
dc.description.abstractAbstract In the last decades, we have seen a considerable path of institutionalizing Social Education (SE) as a scientific field and professional area. In this article, we intend to analyze the SE from four analytical dimensions: i) identify the main events of the socio-historical path of SE in Portugal to understand the reconfiguration of its assumptions, profiles, roles and functions of its professionals; ii) characterize the training offer in higher education in Portugal; iii) to characterize the Master in Social Education and Community Intervention (MSECI) of the Lisbon Higher School of Education, namely, its study plan, the curricular units that constitute it, the profile of its students; and, iv) map the research produced at MSECI, between 2017-2019, projects and thesis enabled the identification of the following categories: scope of the investigation or intervention; the categories in which the research or intervention is located; the nature of the intervention, the participants and the contexts; the methodology and ethical procedures adopted. The data analysis shows: a more frequent choice for intervention projects and wider opening and availability from the students to adopt contextualized plural and interdisciplinary themes in SECI, visible in the diversity of the research issues that guide the investigation and intervention.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationHortas, Maria João; Tomás, Catarina; Campos, Joana & Sá, Kátia (2021) Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária Na ESELx – Percurso, Formação e Investigação, Interacções, vol 17, (56), 117-146pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25755/int.21193pt_PT
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13264
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21193pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação socialpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectestrado em Educação Social e Intervenção Comunitáriapt_PT
dc.subjectSocial educationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectMaster in Social Education and Community Interventionpt_PT
dc.titleMestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária na ESELx: Percurso, Formação e Investigaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage146pt_PT
oaire.citation.issue56pt_PT
oaire.citation.startPage117pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
person.familyNameBarroso Hortas
person.familyNameTomás
person.familyNameCampos
person.familyNameSantos
person.givenNameMaria João
person.givenNameCatarina
person.givenNameJoana
person.givenNameKátia
person.identifier.ciencia-id0310-7ED6-E75D
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.ciencia-idA319-FCCE-32BA
person.identifier.orcid0000-0002-3159-8362
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.orcid0000-0001-5325-9460
person.identifier.orcid0000-0002-5445-808X
person.identifier.scopus-author-id15027833000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationdeaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublication72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e
relation.isAuthorOfPublication4f250dde-81c3-441d-9ed7-249758e0b9d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
21193-Texto do Trabalho-94945-1-10-20210501.pdf
Size:
855.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections