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Emissões gasosas de navios de cruzeiro: impactes das águas de lavagem dos scrubbers no meio marinho

dc.contributor.advisorMelo, Ana Maria Garcia Henriques Barreiros Joanaz de
dc.contributor.authorFreire, Tânia Sofia Martinho
dc.date.accessioned2021-05-20T18:43:55Z
dc.date.available2021-05-20T18:43:55Z
dc.date.issued2020-12-21
dc.descriptionDissertação de natureza científica para obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Qualidade e Ambientept_PT
dc.description.abstractOs grandes motores instalados nos navios de cruzeiros são normalmente operados com combustíveis derivados do petróleo com elevado teor de enxofre. Durante a sua combustão, o enxofre é oxidado originando emissões de óxidos de enxofre, SOX, com impacte tanto na saúde humana como no ambiente. Para reduzir as emissões de SOX, a Organização Marítima Internacional, através do Anexo VI da Convenção MARPOL (Marine Pollution), a União Europeia, através da Diretiva 2012/33/UE, o Estado Português, através do Decreto-Lei n.º 170-B/2014 e a Administração do Porto de Lisboa impõem limitações no teor de enxofre, em massa, nos combustíveis a usar pelos navios, ou possuírem equipamento capaz de reduzir as suas emissões em grau pelo menos equivalente ao que conseguiriam obter se utilizassem combustíveis com baixo teor de enxofre. Muitos navios têm optado pela instalação de scrubbers open loop, muito devido à relação benefício-custo comparativamente com outros equipamentos de tratamento dos gases de exaustão e com o custo do combustível com baixo teor de enxofre. No entanto os scrubbers open loop produzem águas de lavagem que podem ter impactes negativos significativos na saúde humana e no ambiente devido às suas características, nomeadamente o pH, a turvação e a ocorrência de poluentes como os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Não obstante há existência de alguns requisitos, propostos e impostos pela Organização Marítima Internacional, para a instalação de scrubbers open loop e para as descargas das águas de lavagem, a Administração do Porto de Lisboa proibiu a sua utilização por desconhecer o real impacte no meio ambiente e na saúde humana. Foi efetuado um levantamento do tipo de sistemas de tratamento de emissões gasosas utilizados pelos navios de cruzeiro que atracam no Porto de Lisboa e dos potenciais impactes das águas de lavagem dos scrubbers no meio marinho. Para tal, visitaram-se alguns navios atracados, no primeiro semestre de 2019. Realizaram-se entrevistas aos responsáveis ambientais e consultou-se a documentação dos navios prevista pela regulamentação da Organização Marítima Internacional. Complementarmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e foram consultadas outras informações disponibilizadas pelo Porto de Lisboa. Analisando os dados recolhidos, verificou-se uma tendência de utilização de equipamentos de tratamento das emissões gasosas em vez da utilização do combustível com baixo teor de enxofre ou combustível alternativo. No que respeita à caracterização das águas residuais não foi possível obter dados. Assim, a informação recolhida não é suficiente para efetuar uma real avaliação do impacte ambiental (não existem dados que caracterizem as águas residuais e lamas), não só porque não está previsto na regulamentação um plano de amostragem e de caracterização das águas dos scrubbers, como também ainda seria necessário realizar um levantamento das características hidrodinâmicas e ecológicas do Estuário do Tejo.pt_PT
dc.description.abstractLarge engines installed on cruise ships are usually operated with heavy oil-based fuels with a high sulfur content. During its combustion, sulfur is oxidized to sulfur oxides (SOx) with an impact on both human health and environment. To reduce SOx emissions, the International Maritime Organization, through Annex VI of the MARPOL Convention, the European Union, through Directive 2012/33/EU, the Portuguese State, through Decree-Law No. 170-B/2014 and the Administration of the Port of Lisbon impose limitations on the sulfur content, in mass, in the fuels to be used by the ships, or have equipment capable of reducing their emissions to a degree at least equivalent to what they would obtain if they used fuels with low sulfur content. Many ships have chosen the installation of open loop scrubbers, largely due to the cost-benefit ratio compared to other exhaust gas treatment equipment and the cost of low sulfur fuel. However, open loop scrubbers produce wash water that can have significant negative impacts on human health and environment, due to their characteristics, namely pH, turbidity and the occurrence of pollutants such as polycyclic aromatic hydrocarbons. Despite the existence of some requirements proposed and imposed by International Maritime Organization for the installation of scrubbers with open loop and for the discharge of washing water, the Port of Lisbon Administration prohibited its use for not knowing the real impact on the environment and human health. A survey of the type of gaseous emissions treatment systems used by cruise ships that dock at the Port of Lisbon and the potential impacts of scrubber washing waters on the marine environment was carried out. To this end, some ships at berth were visited in the first half of 2019. Interviews were conducted with environmental officials and the ship’s documentation foreseen by the International Maritime Organization regulations was consulted. A bibliographical search was carried out and other information were provided by Porto of Lisbon. By the analysis of the collected data, there was a tendency to use equipment to treat gaseous emissions instead of using low sulfur fuel or alternative fuel. Regarding the characterization of wastewater, it was not possible to obtain data. Thus, the information collected is not sufficient to carry out a real assessment of the environmental impact (there are no data that characterize wastewater and sludge) not only because a regulation for sampling and characterization of scrubber waters is not foreseen in the regulation, but also because it would still be necessary to carry out a survey of the hydrodynamic and ecological characteristics of the Tejo Estuary.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationFREIRE, Tânia Sofia Martinho - Emissões gasosas de navios de cruzeiro : impactes das águas de lavagem dos scrubbers no meio marinho. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2020. Dissertação de mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid202726592
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13377
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboapt_PT
dc.subjectRegulamentação SOXpt_PT
dc.subjectSOx regulationpt_PT
dc.subjectScrubberspt_PT
dc.subjectÁguas de lavagem dos scrubberspt_PT
dc.subjectScrubber’s wash waterspt_PT
dc.subjectImpactes no meio marinhopt_PT
dc.subjectMarine environment impactspt_PT
dc.titleEmissões gasosas de navios de cruzeiro: impactes das águas de lavagem dos scrubbers no meio marinhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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